DICAS PARA O SR. ELETRICISTA
DANOS EM MOTORES DE PARTIDA
Nos motores de partida danificados por queima/centrifugações, os seguintes danos podem ser constatados:
- enrolamento do induzido danificado por centrifugação;
- bobina de campo com sinais de forte aquecimento, curto à massa ou com bandagem ou isolação queimada;
- chave magnética, relé de comando ou relé de engrenamento com contatos queimados e/ou com sinais de superaquecimento;
- rolamento e/ou bucha destruído por alta rotação, ou sobre carga mecânica;
- sinais de super aquecimento no eixo do induzido;
- sinais de engripamento no eixo do induzido;
- coletor do induzido dessoldado e/ou centrifugado;
As causas prováveis desses defeitos é o mal uso que se faz do motor de partida, tais como:
- acionamento demasiado prologando no motor de partida;
- uso incorreto: após colocar em funcionamento o motor do veículo, o motor de partida continua ligado ou engrenado através da chave ou relé de partida;
- motor de partida sendo usado para efetuar a sangria em motor diesel;
- bateria semi-descarregada;
- instalação elétrica defeituosa do veículo;
- defeito na chave de contato;
- motor de partida usado incorretamente para tracionar o veículo (ex. falta de combustível);
- motor de partida usado erradamente para auxiliar o motor em subidas íngremes (falta de potência do motor);
FONTE: TECNIPEÇAS