COMO FUNCIONA UM COMANDO DE VÁLVULAS
O comando de válvulas tem como função permitir a entrada da mistura ar/combustível no motor e a saída dos gases queimados, ou seja fazer o comando de abertura das válvulas de admissão e escape. Geralmente está localizado sobre o cabeçote e por meio da correia dentada e de polias, o comando de válvulas é sincronizado mecanicamente com o virabrequim.
O comando de válvulas utiliza ressaltos (câmes) que forçam as válvulas a abrir enquanto o eixo gira; as molas nas válvulas as empurram de volta para a sua posição fechada. O ângulo de desenho e forma dos “câmes” no eixo de comando define o tempo e o curso de abertura das válvulas de admissão e de escape, assim permite que, em algum casos, melhore o desempenho do motor.
Os motores com comando duplo de válvulas no cabeçote (DOHC) têm um comando para as válvulas de admissão e outro para as válvulas de escape. Como os motores a gasolina modernos usam o ciclo de quatro tempos, os comandos giram uma vez (360º) a cada duas rotações completas do virabrequim (720º).
Não conseguiu entender? Vamos lá… Considere a admissão de um motor, a válvula de admissão está aberta, o que significa que o ressalto está empurrando o tucho para abrir/levantar a válvula. Enquanto a válvula de admissão está aberta, o pistão desce até o ponto inferior (1), quando o motor chegar ao ponto inferior, significa que o virabrequim rodou 180º (meia volta). Em seguida, o pistão sobe para comprimir a mistura ar/combustível (2). Assim que o pistão chegar ao ponto superior, o virabrequim completou uma volta inteira. Depois a vela de ignição começa a combustão da mistura ar/combustível (3) que manda o pistão de volta ao ponto inferior. Até então o virabrequim rodou 540º, ou seja, uma volta e meia. Assim que o pistão volta ao ponto inferior, a válvula de escape abre e o pistão sobe até o ponto superior e empurra os gases que resultaram da queima (4). O “câme” (ressalto) do comando aparece de novo, abrindo as válvulas de admissão e o pistão volta para baixo carregando o ar do coletor e dos dutos do cabeçote. No momento que o virabrequim completa 720º, o comando de válvulas terá completado 360º.
COLABORAÇÃO: Distrib. GIROSPEÇAS
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