Nova geração do BMW X1 começa a ser fabricada no Brasil
O BMW Group Brasil deu início, nesta quinta-feira (10), à produção do novo BMW X1 em território brasileiro. A primeira unidade do novo BMW X1 deixou a linha de montagem catarinense exatos 16 meses após o início da produção da geração anterior em solo brasileiro. Atualmente, cinco modelos são produzidos em Araquari: além do novo BMW X1, também são fabricados os modelos BMW Série 1 e Série 3, BMW X3 e MINI Countryman.
“A estreia da nova geração do BMW X1 na linha de produção de Araquari é o resultado do nosso comprometimento com os padrões de qualidade, que estão em total sintonia com as demais unidades fabris do BMW Group espalhadas pelo mundo. A produção nacional do novo BMW X1, um dos veículos mais desejados de nossa marca, demonstra a representatividade do mercado brasileiro para os negócios do grupo”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.
O novo BMW X1 produzido no Brasil traz o motor TwinPower Turbo, 2.0 litros, de quatro cilindros em linha, equipado com a nova geração de motores com a tecnologia ActiveFlex, o que capacita o conjunto a aceitar gasolina ou etanol.
Nas versões sDrive20i GP e sDrive20i X-Line, o motor gera 192 cv de potência (a 5.000 rpm) e torque máximo de 280 Nm (a partir de 1.250 rpm) e a tração, neste caso, é dianteira. O conjunto motriz permite ao SAV atingir 225 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 7,7 segundos.
Na versão top de linha xDrive25i, o modelo atinge a velocidade máxima de 235 km/h e vai de 0 aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos. O mesmo propulsor entrega 231 cv de potência (a 5.000 rpm), 350 Nm de torque máximo (a partir de 1.250 rpm) e está acoplado à tração xDrive, integral nas quatro rodas.
A transmissão é a mesma em todas as versões: automática de oito marchas.
Tecnologia BMW ActiveFlex, nova geração
As novidades do novo BMW X1 não se resumem ao design. Debaixo do capô do SAV repousa a nova geração do motor ActiveFlex. O novo propulsor é baseado em um conceito de construção modular, que permite a montagem de diferentes variações de uma família de motores em uma mesma linha de produção, aliando flexibilidade e produtividade em larga escala, o que reflete em benefícios para o consumidor. O novo motor ActiveFlex usa como base a consagrada tecnologia TwinPower Turbo, a mesma aplicada ao primeiro motor turboflex do mundo. Outro diferencial do ActiveFlex de segunda geração é o seu tamanho compacto e a função Start/Stop para ambos os combustíveis (gasolina e etanol), recursos que garantem maior eficiência em termos de consumo e emissões. O novo ActiveFlex teve parte de seu desenvolvimento realizado no Brasil, unindo tecnologia alemã à expertise nacional em etanol.
O novo BMW X1 é comercializado nas concessionárias autorizadas com preços sugeridos de R$ 166.950, R$ 179.950 e R$ 199.950, para as versões sDrive20i GP, sDrive20i X-Line e xDrive2
FONTE: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil