NOVO CITROËN C3 PURETECH FLEX: O COMPACTO ECONOMICAMENTE CORRETO
Novo motor PureTech 1.2l Flex com três cilindros, classificado pelo INMETRO como o mais econômico do Brasil, coloca o Citroën C3 em um novo patamar: o do compacto Premium confortável, tecnológico e com alta eficiência energética
Em comparação com o motor anterior, o PureTech 1.2l Flex proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32%, permitindo ao modelo até 16,6 km/l na estrada.
Contando com um competitivo Plano de Revisões a R$ 1 por dia, o novo C3 PureTech apresenta a melhor relação “uso/benefício” de seu segmento
Disponível nas versões Origine, Tendance e Attraction, Citroën C3 PureTech tem preço a partir de R$ 46.490,00
O Citroën C3 entra na era do downsizing e passa a combinar seus atributos de compacto Premium com o novo motor PureTech, atestado como o mais econômico do mercado nacional pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O motor flex, com 1,2 litro e três cilindros, torna o C3 ainda mais adequado para uso nas grandes cidades, mantendo os atributos de desempenho e conforto que consagraram o C3 ao longo de sua trajetória no mercado nacional. Tudo isso por valores bastante atraentes, a partir de R$ 46.490,00.
Mais econômico, com menor emissão de poluentes e igualmente ágil nas cidades e estradas, o motor PureTech 1.2l FLEX substitui o motor de 1,5 litro Flex nas versões Origine, Attraction e Tendance, dando sequência à estratégia de downsizing (que prevê motores menores e mais eficientes) iniciada com sucesso no sedã C4 Lounge. Visualmente, a única alteração nos novos Citroën C3 com o novo motor é a aplicação do monograma “PURETECH” na tampa traseira, abaixo da lanterna esquerda.
Beneficiado por tecnologias de última geração – como o sistema de partida a frio com aquecimento no injetor (elimina o “tanquinho”), duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento Split Cooling, bomba de óleo variável, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outros -, o novo motor PureTech 1,2l Flex tem o melhor nível de consumo entre os motores existentes no mercado. Em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modeloaté 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO. Isso significa receber letra A nas três categorias disponíveis no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular): Compacto, Geral e Emissões.
Com o novo motor, o C3 também ganha em agilidade no trânsito urbano, graças à sua ampla disponibilidade de torque – 127 Nm a 2.750 rpm – e potência – 90 cv a 5.750 rpm. Um modelo que conquista pela economia no dia a dia urbano, mas que surpreende pelo comportamento dinâmico e desempenho na estrada. Uma importante evolução para atender a um consumidor cada vez mais racional e atento aos custos de utilização de seu veículo.“Equipamos nosso C3 com um motor que é reconhecido internacionalmente por sua alta tecnologia e eficiência energética. Além disso, estamos oferecendo um pacote de serviços diferenciado e exclusivo, que tornará o modelo um dos mais competitivos de seu segmento”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.
Motor PureTech: eficiência e bom desempenho
Por se tratar de um motor que alia bom desempenho e baixo consumo em iguais proporções, o PureTech 1,2 litro 3 cilindros FLEX proporciona maior agilidade no tráfego urbano e prazer ao dirigir ao modelo. Tudo isso com o atributo de ter o menor nível de consumo de combustível entre os motores de 3 cilindros já existentes no mercado nacional.
Graças à redução de peso, à diminuição do número de peças móveis e à menor existência de atritos no funcionamento do motor, o PureTech 1,2l Flex proporciona apreciáveis economia de combustível e diminuição de emissões em relação ao motor anterior – dependendo do parâmetro, essa redução pode chegar a até 32% em trânsito urbano.
No Citroën C3 PureTech, os índices de consumo urbano ficaram em 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (na mesma ordem).
Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 PureTech 1.2l Flex também ganhou agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças à disponibilidade do torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). Já a potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada.
“Devido à grande elasticidade do novo motor, o C3 PureTech exige poucas reduções de marchas no anda-e-para das grandes cidades. Ele vai surpreender nossos clientes, principalmente pelas boas retomadas de velocidade”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.
Tecnologias inéditas no segmento
Desenvolvido para atender às demandas específicas da América Latina, o novo motor PureTech 1.2l Flex se caracteriza por apresentar três cilindros e tecnologias de última geração. Trata-se de um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas. Possui como destaques tecnológicos:
• 12 válvulas (quatro por cilindro);
• Sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no injetor, permitindo a eliminação do reservatório de gasolina para a partida a frio quando o tanque está abastecido com etanol;
• Duplo comando de válvulas variável, que favorece o enchimento dos cilindros em uma faixa de rotação mais ampla e torna o motor mais potente (tanto em baixas quanto em altas rotações);
• Correia banhada em óleo;
• Bomba de óleo variável;
• Sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (Split Cooling);
• Coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
Desenvolvido no Brasil
Antes de chegar ao mercado, o motor fabricado no Centro de Produção de Thémery, na região leste da França, passou por uma longa fase de testes para se adequar às condições brasileiras. Foram mais de 400.000 quilômetros rodados para validação do motor e adaptação ao veículo, além de 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro de motor). O PureTech 1,2l FLEX recebeu também várias alterações e adaptações em relação ao motor europeu, tais como:
– Pistões reforçados para utilização do etanol;
– Adoção de anéis de 1,2 mm de espessura, que favorecem a redução de atrito e, consequentemente, a redução do consumo de combustível;
– Bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões (jato de óleo no fundo dos pistões);
– Bronzinas reforçadas;
– Cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização com etanol;
– Válvulas de admissão reforçadas (nitretadas);
– Eletroválvula de canister adaptada para uso com etanol;
– Chicote de motor específico para o motor Flex, adaptado para o sistema de partida a frio;
– Presença de coxins hidráulicos de motor e caixa de câmbio, minimizando vibrações e ruídos;
– Alterações na admissão de ar do motor, para um menor ruído e maior desempenho;
– Uma nova linha de escapamento;
– Uma calibragem de software motor e umacartografia de pedal de aceleradorespecíficas;
– Um acerto específico do conjunto de embreagem.
Câmbio
A caixa de câmbio manual (MA), de cinco velocidades à frente, também foi adaptada aos novos valores de potência e torque do modelo, oferecendo uma condução mais dinâmica e precisa. Para isso, teve uma redução de 9% no diferencial, se comparado ao C3 europeu. Abaixo, as novas relações de marchas do modelo:
Relações de Marchas
1ª 3,636
2ª 1,950
3ª 1,281
4ª 0,975
5ª 0,767
Marcha à Ré 3,583
Diferencial 4,692
Estilo e conforto: receita para o sucesso de um compacto Premium
O estilo moderno e dinâmico tornou o C3 um dos modelos mais bem sucedidos do mercado brasileiro. Na dianteira, a sensação de robustez é estimulada pelos para-choques largos, associados a uma grade pronunciada, na qual se destaca o “chevron”, e ao capô de linhas fortes e vincadas. Abaixo dos faróis, as lanternas diurnas de LED transmitem personalidade e sofisticação próprias de segmentos superiores. O para-choque foi desenvolvido integralmente no Brasil e os vincos, acentuados, para melhor refletir a luminosidade do Brasil.
Visto de lado, o Citroën C3 exibe formas fluidas que confirmam uma excelente penetração aerodinâmica. A traseira é marcada por lanternas em formato de bumerangue invertido, que dão uma sensação de maior largura ao carro, contribuindo para o aspecto geral de robustez.
A opção do para-brisa Zenith torna o C3 um compacto único no mercado. Um desenvolvimento técnico apurado permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou inédito ângulo de visão de 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção diferenciada do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial única. Proeza tecnológica, que oferece verdadeira visão em alta definição, sem limites.
No interior, o Citroën C3 transmite valores como refinamento, elegância, esportividade e qualidade. Os ocupantes desfrutam de porta-objetos e tomadas 12V e USB, que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade.
“O Citroën C3 possui o maior Índice de Fidelização do segmento compacto (52%), o que atesta a grande satisfação por parte de nossos clientes. Clientes formados, em sua maioria, por famílias jovens e urbanas, sempre abertas às novas tendências e tecnologias”, explica Nuno Coutinho, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.
Central Multimídia com tela sensível ao toque
Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio da simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Possibilita por exemplo:
– Realizar chamadas;
– Escolher e reproduzir músicas;
– Ler e ditar mensagens de texto;
– Utilizar mapas para obtenção de itinerário;
– Ler notificações;
– Encontrar informações no calendário;
– Criar lembretes.
Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de Bluetooth.
FONTE: CITROËN DO BRASIL IMPRENSA