Com 807,49 pontos, a equipe Baja de Galpão, da gaúcha Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), foi a 1ª colocada na Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul 2016, realizada de 18 a 20 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (rodovia BR 285, km 292,7 – São José, Passo Fundo – RS).
Em 2º lugar na competição ficou a equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, que obteve 777,28 pontos; e em 3º lugar a equipe Baja SATC Carvoeiro, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), com 715,56 pontos.
Compareceram à competição 22 equipes, de um total de 25 equipes inscritas na Etapa Sul, do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, que somaram cerca de 350 participantes.
A Baja SAE BRASIL – Etapa Sul 2016 destacou ainda as melhores equipes nas provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade. Entre as provas está o Enduro de Resistência, realizado em pistas severas, a prova mais esperada da competição, que teve duas equipes empatadas no primeiro lugar com 300 pontos.
As melhores classificadas por prova:
• Apresentação de Projeto – equipe Baja de Galpão, da UNISC (RS);
• Conforto do Operador – equipe UFSC BAJA SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina (SC);
• Aceleração – equipe UFSC BAJA SAE;
• Velocidade – equipe UFSC BAJA SAE;
• Tração – equipe UFSC BAJA SAE;
• Manobrabilidade – IMPERADOR UTFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba;
• Suspension & Traction – equipe Sinuelo FAHOR, da Faculdade Horizontina (RS);
• Enduro – Baja SATC Carvoeiro, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) e Sinuelo FAHOR, da Faculdade Horizontina (RS).
A Baja SAE BRASIL é uma competição de carros off road projetados e construídos por estudantes de engenharia. As Etapas Regionais Sul, Sudeste e Nordeste são preparatórias para a competição nacional, que reúne equipes de estudantes de todas as regiões brasileiras. As melhores poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos.
CARROS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
Fonte: Companhia de Imprensa |