Mercedes-Benz lança exclusivos sistemas inteligentes de segurança para ônibus rodoviários na FetransRio
O elevado padrão de tecnologia e segurança da linha O 500 de chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz, amplamente reconhecido pelos clientes e pelo mercado, ganha ainda mais destaque como um diferencial da marca no País. Por ocasião da FetransRio – maior evento de ônibus do Brasil, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro – a Empresa apresenta lançamentos e novidades que asseguram mais ganhos para as empresas de transporte e mais conforto e segurança para os motoristas e os passageiros.
“Os chassis O 500 rodoviários já podem ser equipados, opcionalmente, com Sistema de Frenagem de Emergência e Sistema de Aviso de Faixa, recursos exclusivos da nossa marca para auxílio à condução que ampliam notavelmente a segurança no transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos demonstrando essas tecnologias e muito mais na FetransRio, reafirmando o compromisso da Empresa com o permanente desenvolvimento de produtos e serviços. Dessa forma, agregamos novas soluções para os clientes e reforçamos o posicionamento da nossa marca como referência de mercado”.
Além dessas exclusivas tecnologias inteligentes de segurança, a Mercedes-Benz destaca muito mais novidades na FetransRio. Os chassis O 500 rodoviários também passam a contar, como item opcional, com Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, recurso inédito em veículos comerciais da marca no País.
No evento, estão sendo demonstrados ainda o novo painel de instrumentos com novas funções e o volante multifuncional com teclas, itens já disponíveis de série para toda a linha de chassis O 500 rodoviário, além do tacógrafo digital, opcional. Estes componentes estão sendo apresentados em diversos chassis de ônibus expostos no estande da marca.
AEBS detecta situações de risco e diminui os impactos de um acidente
Exclusividade da Mercedes-Benz, o Advanced Emergency Braking System (AEBS – Sistema de Frenagem de Emergência), item opcional para ônibus rodoviários O 500 RS e RSD, utiliza diversos sistemas do veículo para minimizar os efeitos de um eventual acidente. Consequentemente, isso traz mais segurança para os passageiros, o motorista e os demais veículos da estrada.
Quando o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do ônibus por meio de avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.
O AEBS atua em conjunto com o freio de serviço e auxiliares. O sistema intervém em caso de colisão iminente com obstáculos em movimento e parados na via, reduzindo assim o risco de colisão.
“Se o motorista intervir, como, por exemplo, acionando o freio, o sistema devolve o controle total ao condutor do veículo”, diz Walter. “Este inovador componente pode ajudar a reduzir ao mínimo o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, minimizar bastante suas consequências”.
Sistema de Aviso de Faixa aumenta a segurança de circulação
O Lane Departure Warning System (LDWS – Sistema de Aviso de Faixa), outra exclusividade da Mercedes-Benz, agora também está disponível, como opcional, para ônibus rodoviários. Uma câmera montada no parabrisa detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, esse sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo se move para fora da via sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação.
“Recurso extremamente importante para prevenção de acidentes, o Sistema de Aviso de Faixa detecta a mudança de faixa não intencional onde houver marcação na pista”, ressalta Walter. “Com isso, se o ônibus passar das áreas demarcadas, o motorista é imediatamente alertado por aviso sonoro e visual”.
Opcionalmente, pode ser instalado pelo encarroçador um alerta por vibração do assento do motorista, além de alto-falantes no painel.
Monitoramento dos pneus assegura eficiência de custos e segurança
Com o objetivo de incrementar ainda mais os diferenciais tecnológicos dos ônibus rodoviários O 500, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar aos clientes oTyre Pressure Monitoring System (TPMS – Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos pneus), um avançado sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Este item é inédito em veículos comerciais da marca no País e está alinhado com a tecnologia utilizada pela Mercedes-Benz na Europa.
O TPMS se destaca pela praticidade de verificação, uma vez que as informações são mostradas no painel de instrumentos do ônibus, sendo facilmente identificadas. O sistema é composto por um sensor montado no interior de cada roda (exceto a reserva), próximo ao bico de enchimento do pneu, e por antenas posicionadas em locais pré-definidos no chassi, além de um módulo eletrônico.
Entre as vantagens para o cliente destacam-se uma melhora na vida útil dos pneus, melhor eficiência no consumo de combustível e maior segurança na estrada para os passageiros, motorista e os demais veículos. “Depois do combustível, a manutenção dos pneus é o segundo item que mais pesa na planilha de custos operacionais da frota. Por isso, estamos oferecendo esse equipamento que ajuda o cliente a reduzir esses custos”, afirma Walter.
Novo painel de instrumentos é mais amigável e interativo
Disponível para toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, o novo painel de instrumentos da Mercedes-Benz se caracteriza pela fácil navegabilidade e excelente visualização. “Agora, oferecemos mais informações e dados instantâneos para o motorista por meio do novo painel, otimizando sua interação com os indicadores do veículo”, destaca Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Simples e prático de operar, o painel dá suporte à condução, visando maior eficiência na operação de transporte”.
Esse painel apresenta um novo display central colorido, no formato TFT, que proporciona uma navegabilidade amigável e intuitiva, similar à de um smartphone, com detalhes gráficos muito superiores em relação à antiga versão e com uma maior quantidade de dados. O novo design utiliza vários recursos de letras, números e símbolos, facilitando a rápida identificação das informações.
O novo painel conta com as funções EcoSupport, Tour e Econômetro, que auxiliam o motorista a obter um melhor aproveitamento do veículo, visando uma condução mais econômica. Em conjunto, estes recursos potencializam ainda mais os ganhos operacionais para o cliente.
A função “EcoSupport” permite estabelecer e visualizar metas de consumo. Só a Mercedes-Benz oferece esta ferramenta ao mercado. O gestor da frota programa no painel a meta que pretende atingir – por exemplo, 2,5 km/l. A partir daí o sistema acompanha o consumo e mostra se a condução está adequada ao objetivo, apresentando no painel a imagem de uma bomba de combustível, que alterna as cores verde, amarela e vermelha, de acordo com a meta de consumo alcançada.
Graças a essa funcionalidade, os clientes podem gerir a frota com muito mais eficiência. Antes disso, a empresa só extraía a média de consumo depois de um determinado período de operação e precisava efetuar as correções sem saber quando houve chuva, trânsito, acidente ou qualquer interferência de consumo. Agora, o acompanhamento é instantâneo.
Além da gestão de consumo de combustível, o “EcoSupport” também colabora para a redução de emissão de gás carbônico.
Por sua vez, a função “Tour” oferece informações de consumo médio, instantâneo, distância percorrida, autonomia do veículo, velocidade média e tempo de operação.
Já o “Econômetro” (faixa verde variável do conta-giros) é outro destaque do painel de instrumentos. Iluminado com leds, ele vai se alterando de acordo com a condição de carga aplicada no motor, apresentando a melhor rotação de trabalho. O “Econômetro” só acende quando é identificado que o motorista está operando fora da rotação ideal.
O novo painel de instrumentos também reúne as informações usuais de viagem, como velocidade máxima, velocidade média, consumo instantâneo e a média de consumo de diesel, volume do tanque de combustível, volume do tanque de ARLA, horímetro, nível do reservatório de óleo, temperatura de arrefecimento, carga da bateria e outros.
Outra importante vantagem é que o novo painel de instrumentos já está compatível com o Sistema de Extração de Dados para Telemetria FMS 1.0, conexão no padrão J1939, utilizado nos chassis de ônibus Mercedes-Benz, que permite a integração com sistemas de gestão de transporte já utilizados pelas empresas clientes.
O FMS informa dados como quilometragem percorrida, velocidade do veículo, rotação do motor, consumo total e a média de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, performance e eventos do tacógrafo digital. A Mercedes-Benz é a única do segmento de ônibus que disponibiliza a informação de consumo de combustível por meio da conexão FMS, dando melhor qualidade dos dados aos clientes e maior facilidade de acesso.
Volante multifuncional oferece mais praticidade ao motorista
Os ônibus Mercedes-Benz passaram a agregar ainda mais valor aos clientes da marca. Eles já saem de fábrica equipados com volante multifuncional com teclas (série para modelos rodoviários e opcional para urbanos), que foram desenvolvidas pela Mercedes-Benz do Brasil.
A introdução desses novos componentes representa uma grande evolução em relação às versões anteriores, atendendo às demandas do mercado. Dessa forma, o portfólio de chassis de ônibus da marca torna-se mais completo e ainda mais competitivo.
Essas duas novidades asseguram mais comodidade e praticidade para o motorista, mais segurança na condução do veículo e, principalmente, mais economia para os clientes, graças às funcionalidades voltadas à redução de consumo de combustível, otimizando assim os custos operacionais.
Com quatro raios e dois conjuntos de botões, um em cada lado, o novo volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos. O uso das teclas é extremamente amigável, o que resulta em maior comodidade para o motorista. Além disso, o volante multifuncional também oferece mais segurança para a operação. Agora, todos os comandos estão ao alcance dos polegares, tornando a direção ainda mais segura e ergonômica.
Como item opcional para a linha de chassis rodoviários, a Mercedes-Benz disponibiliza o acabamento do volante em revestimento sintético similar ao couro.
Tacógrafo digital passa a ser oferecido como item opcional
A Mercedes-Benz também passa a oferecer aos clientes, como item opcional, o novo tacógrafo digital, já homologado pelo INMETRO, atendendo assim aos padrões do mercado.
A grande vantagem desse tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim impressão em fita de papel, que podem ser impressas no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.
Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital, que também podem ser extraídas para armazenamento externo. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho.
Entre os dados gravados pelo tacógrafo incluem-se a velocidade do ônibus, distância percorrida, rpm, velocidade máxima e informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e informações do veículo (chassi e placa). Os relatórios podem ser extraídos diária ou semanalmente, otimizando o monitoramento por parte dos gestores da frota, com praticidade, transparência e segurança.
“Uma importante novidade é que o tacógrafo digital permite comunicação com o FleetBoard. Este exclusivo sistema de gestão de frota e rastreamento da Mercedes-Benz também está disponível agora para a linha de ônibus, ampliando a oferta de serviços especializados aos clientes”, afirma Curt.
Sistema ECAS permite controle eletrônico da suspensão pneumática
Reforçando o elevado padrão de tecnologia e segurança dos chassis O 500 rodoviários, a Mercedes-Benz disponibiliza aos clientes o avançado recurso da suspensão pneumática controlada eletronicamente ECAS (Electronically Controlled Air Suspension).
Esse componente reforça ainda mais a imagem do sistema de suspensão pneumática dos chassis O 500 como um diferencial da Mercedes-Benz no mercado, o que é amplamente reconhecido pelos clientes.
Graças ao conceito de suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.
O ECAS permite diversos controles, como os de altura e rebaixamento da suspensão; elevação do veículo, a fim de auxiliar nas transposições de obstáculos (cerca de 60 mm) e o embarque e desembarque de passageiros onde não há plataformas específicas; e a função anti-tombamento, que reduz a inclinação do veículo parado e quando o veículo realiza manobras de baixa velocidade.
Caixa automática Ecolife amplia o nível de conforto para o motorista
Na FetransRio, a Mercedes-Benz está apresentando mais destaques da linha de ônibus rodoviários, como a caixa automática Ecolife com retarder integrado, opcional que assegura mais conforto para o motorista e os passageiros, ao evitar trancos de troca de marcha durante a viagem.
A caixa automática assegura maior disponibilidade e durabilidade do veículo, praticamente acompanhando a vida útil do motor do veículo, não sendo necessárias maiores intervenções de manutenção. Além disso, a facilidade de operação resulta em ganhos de conforto e praticidade ao motorista, o que também propicia benefícios em termos de segurança para os passageiros.
Outros itens de tecnologia e segurança dos ônibus rodoviários O 500
Entre os diferenciais da linha O 500 de ônibus rodoviários Mercedes-Benz incluem-se ainda o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas, sem pedal de embreagem e com retarder integrado, o sistema ESP de controle da estabilidade, freio eletrônico EBS, sistema anti-travamento ABS, controle de tração ASR, freios a disco, piloto automático, eixo de apoio traseiro direcional ERA e coluna direção regulável com comando pneumático.
“A introdução de diversos equipamentos e sistemas amplia notavelmente o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar”, ressalta Walter Barbosa. “Dessa forma, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos de segurança ativa e passiva, com vantagens também no que se refere a desempenho, menor consumo de combustível e elevado conforto para o motorista e os passageiros”.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil