RALLY DAKAR 2017: A DUAS ETAPAS DO FINAL, DUPLA BRASILEIRA SE MANTÉM NA LIDERANÇA ENTRE UTVS
O Rally Dakar 2017 nem acabou, mas já entrou para a história… Ao menos para o Brasil. Isso porque é primeira vez na história da competição que brasileiros não só vencem etapas, como lideram uma categoria com grandes chances de se sagrarem campeões.
A bordo de um Polaris RZR XP 1000, o piloto Leandro Torres e seu experiente navegador Lourival Roldan tem dado um verdadeiro show entre os UTVs. Desde o início do Rally Dakar 2017, cuja largada aconteceu no dia 2 de janeiro na capital paraguaia de Assunção, eles se mantiveram nas primeiras posições, inclusive vencendo a terceira e quarta etapas das 8 validas até o momento disputas – duas foram canceladas pelo mau tempo.
Outro motivo que torna o feito da dupla Leandro Torres e Lourival Roldan ainda mais importante, é o fato da edição 2017 ser o debute da categoria UTV como uma das principais, e não mais uma subcategoria vinculada aos carros. Com essa mudança, a categoria UTV ganhou mais importância e visibilidade na mídia, e as disputas entre os pilotos tem se mostrado ainda mais acirradas.
Após superarem a 10ª etapa – de longe a mais difícil até o momento – com problemas e quebras que resultaram em mais de três horas perdidas na espera do resgate e reparo do UTV, a dupla Leandro Torres e Lourival Roldan continua firme na ponta a bordo de seu Polaris RZR XP 1000, com o tempo de 48:09:50. Contudo as competentes duplas que seguem na classificação geral – também correndo de Polaris RZR XP 1000 –, os russos Maganov Ravil e Kirill Shubin (a 02:45:28 dos líderes), e os chineses Wang Fujiang e Li Wei (04:02:36 atrás Leandro e Rourival), são extremamente competentes e capazes de ameaçar a vitória brasileira.
A duas etapas e pouco mais de 1500 km que restam para o fim da competição, prevista para tarde do sábado (14 de janeiro) em Buenos Aires, Argentina, todo arrojo e empenho de Leandro Torres que já disputa provas de rali há 10 anos, e experiência e conhecimento de Lourival Roldan que já participou de 10 edições do Dakar e outras 15 do Rali dos Sertões, serão fundamentais.
Apesar da torcida em massa pela dupla, a verdade é que Independente da vitória, Leandro Torres e Lourival Roldan já conseguiram um feito histórico: o melhor resultado já alcançado por brasileiros em 38 anos de Rally Dakar.
Fonte:Laner Azevedo Polaris & Indian Motorcycle