ZF apresenta plataforma veicular com integração de rede para o Rinspeed “Oasis”, veículo conceito elétrico
O Rinspeed “Oasis” é o primeiro carro a usar o IRC ou “Chassi Rodoviário Inteligente” da ZF, plataforma que combina acionamento elétrico a um chassi extremamente ágil onde a parte inferior do veículo é completamente plana permitindo, assim, a máxima liberdade de projeto para os conceitos de mobilidade urbana. O IRC foi projetado para veículos urbanos de passageiros e de transporte e não produz emissões de poluentes graças ao seu acionamento totalmente elétrico, baseado no eixo traseiro elétrico com barra de torção. Os motores elétricos de alumínio, no eixo traseiro, estão integrados a uma transmissão com uma única velocidade, o que permite ao Oasis acelerar a 100 km/h em aproximadamente nove segundos e, se necessário, pode atingir uma velocidade final de até 150 km/h.
Agilidade para a cidade
A alta agilidade gerada ao Oasis se dá graças à integração da Barra de Torção Elétrica (eTB) da ZF e aos sistemas de direção eletromecânicos combinados a um inovador projeto de suspensão independente com braço de controle duplo, no eixo dianteiro. Ele possui um raio de manobra de até 75 graus contra um raio de manobra convencional de 50 graus, tornando-o um veículo ideal para grandes cidades, onde o espaço para estacionamento é disputado.
A tecnologia da ZF possibilita esse controle do veículo com elevada precisão ao integrá-lo em rede com os sistemas de atuação do chassi, que utiliza uma unidade de controle eletrônico (ECU) localizada dentro do sistema do IRC. Essa unidade pode receber sinais de vários sistemas de controle do veículo – proporcionando melhor manobrabilidade para a condução humana ou automatizada.
Reinventando o volante de direção
A condução automatizada é obtida através das soluções da nova Interface Homem-Máquina (IHM) e pode apresentar desafios únicos para ajudar a proteger os passageiros. A tecnologia da ZF também é predominante aqui, na forma do seu exclusivo volante de direção com raio único com sensibilidade ao toque ou via controle por gestos que substituem os tradicionais botões e seletores.
O próprio aro do volante está equipado com um sistema de Hands ON/OFF Detection – HDO – (detecção de presença/ausência das mãos). Dez campos de sensores capacitivos podem, imediatamente, detectar se, onde e como o motorista está tocando no volante, uma característica importante para a condução automatizada segura. Além disso, os campos dos sensores podem ser associados a vários comandos com os respectivos gestos para seu acionamento, como as luzes indicadoras de direção (setas) ou a buzina e os sistemas de informação/entretenimento.
Este volante inteligente também é dobrável – quando o modo automatizado estiver acionado, esse espaço pode ser convertido em um apoio para tablet, PC ou teclado que pode ser encaixado. É claro que o volante pode ser rapidamente desdobrado ao retornar ao modo manual. O airbag do motorista, que não mais se encontra no volante de direção, está instalado no forro do teto, acima do para-brisa dianteiro – conhecido como o desenho do tipo bag-in-roof (airbag no teto). Outros destaques no interior do veículo incluem um exclusivo sistema de cintos de segurança que integram as tecnologias de cintos de segurança ativos e configuração da placa de fixação, possibilitando um “modo relax” durante a operação automatizada.
Fonte: MM Editoral