Pelo segundo ano seguido, Renault é a montadora com o melhor SAC no ranking Exame IBRC
Pelo segundo ano consecutivo, a Renault foi a líder entre as fabricantes de automóveis no Brasil no ranking Exame/IBRC, como a montadora de melhor serviço de atendimento ao cliente do Brasil. Pela primeira vez, a marca está também entre as dez empresas mais bem avaliadas do ranking geral, considerando todos os setores econômicos analisados – em 2015, a Renault ficou em 13º lugar. O título foi entregue na tarde desta quinta-feira (02), em São Paulo, durante o 15º Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente.
“Estarmos entre as dez melhores de mais de 100 empresas analisadas e como a melhor do setor automobilístico é a comprovação do nosso esforço pelo aperfeiçoamento constante dos serviços que prestamos. Como costumamos dizer, o cliente é o foco do nosso negócio”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da Renault do Brasil.
Desde 2015, este é o quarto prêmio que a Renault recebe como melhor atendimento ao cliente no setor automobilístico. A marca é também bicampeã do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, promovido pelo Grupo Padrão (2015 e 2016).
Ouvindo o cliente
Quando se sagrou campeã entre as fabricantes de automóveis no ranking da Exame/IBRC, em 2015, a Renault conquistou 73 dos 100 pontos possíveis. No ranking 2016, o número chegou a 76. E a fabricante quer ir além. De acordo com Alonyr Turbay, diretor de Qualidade da Renault do Brasil, a evolução é resultado, entre outros pontos, do processo de entender os clientes, por meio de pesquisas de satisfação e dos canais de atendimento.
Em 2017, essa estratégia será ampliada com a criação de uma plataforma multicanal totalmente digital, usando contatos via redes sociais – Facebook Messenger e Linkedin, por exemplo – para realizar pesquisas de satisfação e, em caso de algum problema relatado pelo cliente, ser aberto um chamado no SAC. “Os serviços de atendimento ao cliente costumam ser apenas reativos. A Renault trata do tema com proatividade”, afirma Turbay.
Os treinamentos à equipe de atendimento ao cliente também são uma constante na Renault, envolvendo cursos de reciclagem, revisão de processos e atualização de informações sobre os veículos da marca.
Fonte: Renault do Brasil