Mercedes-Benz renova parceria com entidades que qualificam jovens para o mercado de trabalho
Investir em educação e preparar jovens para ingressar no mercado de trabalho são compromissos que a Mercedes-Benz do Brasil assumiu desde a sua instalação no País, há mais de 60 anos. Por meio das entidades Alfasol e Lar Girassol e também do projeto próprio “Estrelas do Amanhã”, a Empresa contribuiu para a formação de quase 8 mil participantes. Essa iniciativa faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Empresa, que possui quatro pilares: Social, Artes&Cultura, Meio Ambiente e Educação&Esportes.
Os projetos sociais que a Empresa apoia têm contribuído para que os jovens estejam preparados para os desafios do início da vida profissional. “Continuar apostando em parcerias com entidades que se dedicam à formação profissional é um caminho que a Mercedes-Benz do Brasil, como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, quer trilhar para sustentar seus pilares de Responsabilidade Social”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz.
Anos de parceria e desenvolvimento
Em 2017, a parceria entre a Mercedes-Benz e a Sociedade Beneficente Alemã Girassol completa 14 anos e já formou mais de 5 mil participantes entre 15 e 35 anos no curso de Tecnologia da Informação, contribuindo para o desenvolvimento de jovens de baixa renda da região do Grajaú, em São Paulo, para o mercado de trabalho.
A Instituição Alfasol é apoiada pela Empresa desde 2009 e o benefício vai além da formação educacional. O projeto, que já formou mais de 2 mil jovens de todas as regiões carentes da capital paulista, também possibilita a visita dos jovens à fábrica de São Bernardo do Campo (São Paulo), onde são produzidos caminhões e ônibus da marca. As visitas técnicas representam um momento de integração com a Empresa e a possibilidade da vivência no ambiente corporativo.
Além dos projetos externos apoiados pela companhia (Lar Girassol e Alfasol), o “Estrelas do Amanhã”, projeto próprio da Empresa, possibilita a formação diferenciada aos aprendizes da fábrica de São Bernardo do Campo- SP, contratados por meio do CAMP – Centro de Formação e Integração Social e pelo CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.
Hoje, já são mais de 100 estrelas formadas dentro da unidade do ABC paulista, que frequentam os cursos profissionalizantes aos sábados para formação em Desenhista Mecânico, Assistente de Departamento Pessoal e Assistente de Planejamento e Controle de Produção e têm o transporte e alimentação custeados integralmente pela Empresa.
As aulas acontecem dentro da fábrica de São Bernardo do Campo, nas dependências do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, outro parceiro da Mercedes-Benz ao longo das seis décadas de história no Brasil. Ao longo dessa trajetória, todas as cidades onde existem fábricas da Mercedes-Benz se beneficiam desta parceria.
A Mercedes-Benz do Brasil possui quatro unidades no País localizadas nas cidades de São Bernardo do Campo (São Paulo), para produção de caminhões e ônibus, Juiz de Fora (Minas Gerais), focada na produção de caminhões, Iracemápolis (São Paulo), dedicada à produção de automóveis e Campinas (São Paulo), onde está localizada a área de Peças e Serviços ao Cliente.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil