Primeira ZF Pitch Night reúne comunidade internacional de startups em Friedrichshafen
“A ZF Pitch Night é uma possibilidade para trazer para dentro de casa a comunidade de startups digitais emergentes, criativas e internacionais”, explica o Dr. Malgorzata Wiklinska, head de Ecossistemas Digitais & Parceria Estratégica, que teve a ideia do evento. “Isso nos aproxima de companhias guiadas pela inovação que têm a capacidade de fornecer a inspiração crucial na importante área da mobilidade em rede. A paixão e o poder das equipes no lançamento nos impressionaram seriamente”.
Um total de 57 companhias de 15 países converteram o novo ZF Forum em um marketplace internacional de tendências disruptivas e ideias inovadoras. Os jovens empresários tiveram a oportunidade de apresentar os seus modelos de negócio e produtos, fazer network e intercâmbio de ideias com os tomadores de decisões da ZF.
Em uma série de assuntos, as startups foram convidadas a propor as suas ideias sobre problemas específicos no dia-a-dia ou suas soluções nas categorias de ‘Inteligência Artificial & Robótica’, bem como ‘Condução Autônoma e Conectividade’. Em apenas três ou quatro minutos, eles tiveram que apresentar os seus produtos de maneira convincente ao júri ZF formado pelo CEO, Dr. Stefan Sommer, o CDO – Mamatha Chamarthi, e o Diretor da Zukunft Ventures GmbH, Torsten Gollewski. Entre os participantes estiveram a empresa especialista em conectividade Savari (EUA) e a empresa britânica FiveAI, que criou um nicho na fabricação de software baseado em inteligência artificial para veículos autônomos.
No “New Mobility Bash”, dois especialistas norte-americanos em novos conceitos de mobilidade, Local Motors e Auro, apresentaram seu carro de direção autônoma para transporte urbano. No seu discurso final, Uwe Horstmann, sócio-fundador da empresa internacional de capital de risco Projeto A, falou sobre como os empreendedores se destacam e melhoram o seu desempenho, e como as startups podem se beneficiar da cooperação com investidores.
“Os eventos como o ZF Pitch Night impulsionam a nossa colaboração aberta com a comunidade de startups e também podem ter um impacto positivo na nossa cultura corporativa”, diz Mamatha Chamarthi. “Levamos a digitalização a sério. Queremos projetar os nossos processos de desenvolvimento de forma que nos permitam criar novos estímulos ao cenário de startups digitais mais rapidamente e criar valor agregado para os nossos clientes através do upgrade dos nossos produtos e serviços”.
A ZF Pitch Night é parte da estratégia global de digitalização de ZF. Em fevereiro, a companhia anunciou a sua colaboração com a aceleradora de startup digital Plug & Play, bem como uma parceria com a crescente plataforma de inovação “Startup Autobahn”.
Legendas
Foto 1 – Somente três minutos para entusiasmar o júri ZF: quando se trata de temas nas categorias de “Inteligência Artificial & Robótica” e “Direção Autônoma e Conectividade” a solução é apresentada de forma concisa e cativante.
Foto 2 – Autônomo, elétrico e impressão parcial 3D: esta é a forma como a empresa norte-americana Local Motors apresentou seu ônibus urbano “Olli” na primeira ZF Pitch Night.
Foto 3 – Ele conhece o cenário de startup como a palma da sua mão: Uwe Horstmann, sócio-fundador da empresa internacional de capital de risco Projeto A, dá aos visitantes direções valiosas no seu discurso.
Foto 4 – Mercado de ideias: os tomadores de decisões da ZF trocam ideias com os jovens empresários participantes para apresentar os seus projetos inovadores, modelos de negócio e produtos.
Fonte: MM Editorial