Bardahl amplia linha de lubrificantes sintéticos
A Bardahl está complementando sua linha lubrificante sintéticos com o lançamento de três produtos: Maxoil Sintético 0W-20, Maxoil Sintético 5W-40 e Promax Max SL 5W30. Os dois primeiros conferem à linha novas faixas de viscosidade (SAE) e o API de melhor desempenho do mercado, SN, e o terceiro é uma alternativa mais acessível ao bolso do consumidor, um sintético com API SL. Independentemente do SAE (viscosidade) ou do API, SN ou SL, estes três novos lubrificantes têm todos os benefícios que uma base sintética oferece a um lubrificante.
Estabilidade térmica: excelente desempenho em altas temperaturas e alta resistência à oxidação, ou seja, à degradação do óleo na presença de calor e oxigênio, possibilitando o aumento entre os intervalos de troca; Excelente fluidez em baixas temperaturas: o que acelera a lubrificação das partes altas do motor nas partidas a frio;
Menor volatilidade: tem menor taxa de evaporação comparado a uma base mineral, o que torna a necessidade de reposição bem menos frequente.
Impacto ambiental: sua alta resistência à oxidação, faz com que os óleos formulados com estas bases tenham intervalos de troca maiores por tempo/meses, gerando menos descarte. Economia de combustível: as bases sintéticas permitem a formulação de óleos com menor viscosidade e este é um fator importante na redução do consumo de combustível e consequente emissão de poluentes.
Porém, ainda que se utilize básicos sintéticos de altíssima qualidade, somente com o emprego de aditivos é possível atingir as exigências das especificações mais avançadas, tais como API, ACEA e ILSAC. Estes aditivos ajudam a fazer o óleo funcionar, minimizam os processos destrutivos, entre eles oxidação, desgaste, corrosão e cisalhamento (sob o efeito de tensões mecânicas, as moléculas do lubrificante podem
“quebrar” parcialmente, resultando em redução irreversível da viscosidade), e conferem propriedades benéficas ao lubrificante. Além das classificações de desempenho API,
ACEA e ILSAC, cada montadora impõe suas próprias exigências de desempenho, considerando as características de seus motores.
O lançamento Maxoil Sintético 5W-40, por exemplo, atende especificações de
montadoras, ACEA e API, já o Maxoil Sintético 0W-20 atende API e ILSAC GF-5. A versão
mais acessível dos lançamentos, em termos de preço, o Promax Max SL, atende a
classificação API. Atender estas especificações tem reflexo direto no preço do produto,
assim como a viscosidade do óleo usado.
NOTA: Todos os lubrificantes da Bardahl mudaram de embalagem. Agora todas elas são de tonalidade cinza e têm um visor transparente na lateral que mostra a quantidade de lubrificante no interior da embalagem.
Fonte: Promax Bradahl