Estaleiro Gaúcho lança modelo de lancha Vintage que cabe em qualquer garagem
Apenas nos estados do PR, SC e RS mais de 200 empresas entre estaleiros, motores e equipamentos, lojas e serviços trabalham para atender a demanda da região por produtos e equipamentos náuticos. Segundo a Capitania dos Portos mais de mil registros de embarcações novas são feitos todos os anos.
Só a capital dos gaúchos conta com aproximadamente 350 km de águas navegáveis, sendo que várias áreas são utilizadas para navegação de lazer. Paraíso dos aficionados por esportes aquáticos, os adeptos podem usufruir de mais de 30 marinas espalhadas no Delta do Rio Jacuí, Três Rios, Ponta Grossa e Itapuã, – pontos que reúnem a cada domingo cerca de 300 embarcações de pequeno porte , e que têm o privilégio de aproveitar as belezas naturais da região metropolitana. As belezas da orla porto-alegrense que justificam a presença de 15 estaleiros de barcos com e sem motor no Estado.
Além da questão do esporte e do lazer, o segmento também é uma importante alavanca do crescimento econômico e do desenvolvimento social, distribuindo renda, gerando empregos, expandindo o turismo e proporcionando melhoria da qualidade de vida. As etapas envolvidas em uma única embarcação revela uma grande capacidade de gerar mão-de-obra, desde o projeto do barco, passando por sua construção, comercialização, utilização e manutenção; e no movimento que produz em toda a cadeia náutica, criando, em média, sete postos de trabalho para cada barco produzido.
Com três décadas de atuação no mercado náutico, a Garra Náutica que, revolucionou o mercado dos anos 90 com embarcações no estilo esportivo de 16 a 19 pés, retoma o mercado com um barco Vintage inspirado nas lanchas de corrida dos anos 60. A Garra Z16 é uma lancha arrojada, de fácil manobra, qualquer carro de porte médio carrega. O produto tem foco na alta performance, velocidade esportiva, motor Evinrude de 70 a 115 HP, casco de 18 graus offshore, uma angulação que permite um melhor corte das ondas. O convés foi desenvolvido para dar conforto aos ocupantes, o veículo leva até quatro pessoas e o cockpit foi desenhado com linhas clássicas e arrojadas.
O modelo parte de R$ 98 mil, lancha na configuração padrão: casco + motor 115hp. Também pode ser adquirido somente o casco, completo com todos acabamentos por 49 mil.
“O modelo Garra Z16 serve tanto para o proprietário de grandes embarcações que quer diversificar o estilo de navegação ou se locomover com mais rapidez em áreas mais rasas ou o usuário de Jet ski que quer adquirir uma lancha menor com bem mais conforto e que não precise de marina para ser guardada”, comenta Cylmarcus Dewit, proprietário do estaleiro e projetista da Garra Z16.
Fonte: VIVA Comunicação – assessoria Garra Náutica