METRA COMEMORA 20 ANOS DE ATIVIDADES COMO OPERADORA-MODELO DE TRANSPORTES NO BRASIL
No dia 24 de maio de 1997, a Metra Transportes começou a operar o sistema e foi a primeira concessão de transportes no Estado de São Paulo. Hoje estão em operação aproximadamente 260 veículos, entre ônibus a diesel, híbridos, elétricos com bateria e os trólebus, e a concessionária possui um quadro de aproximadamente 1.700 funcionários.
Os serviços da Metra no Corredor ABD são os mais bem avaliados em toda a região metropolitana de São Paulo com 85% de avaliações positivas. Diariamente, o corredor atende mais de 300 mil passageiros, tem velocidade média operacional de 21 km /h e intervalo médio das partidas nos dias da semana de três minutos.
Para atender a todas as necessidades dos clientes e passageiros, a Metra investe continuamente em melhorias operacionais, frota, gestão, formação profissional e ainda em preservação ambiental. O respeito ao meio ambiente é um de seus principais direcionadores. Para isso, além do investimento na renovação, modernização e aquisição de veículos com emissão ZERO de CO², também mantem o Corredor ABD totalmente arborizado, com árvores como o manacá da serra, que são reconhecidas por sequestrar o gás carbônico da atmosfera.
Esse foco da empresa na preservação ambiental motivou a criação de programas e ações para a conscientização da sociedade e que motivou os próprios colaboradores a atuar na manutenção e embelezamento dos corredores, com o plantio de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD. Com esse projeto, de 2008 até hoje, os colaboradores voluntários já plantaram mais de 10.000 árvores, que neutralizam a emissão de CO² lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.
A consciência ambiental e na escassez dos recursos hídricos fez com que a Metra, também desde 2008, percebesse a necessidade de criar ações visando à conservação desse recurso natural. Foi quando surgiu o projeto de reciclagem da água utilizada pela empresa, por intermédio do sistema de reuso. A sua adoção permite que sejam economizados 10 milhões de litros de água utilizados na lavagem da frota de veículos, dependências da empresa, terminais e áreas dos corredores.
Fonte: SECCO – Consultoria de Comunicação