Continental espera crescer 160% com tacógrafo em nuvem
O tacógrafo, item obrigatório por lei em todos os veículos de carga ou com mais de 10 passageiros, nunca foi visto pelos frotistas como uma ferramenta de gestão. Agora, esse cenário está “mudando de cara”, em especial pelo tacógrafo VDO Onboard, lançado pelo Grupo Continental ao mercado no começo deste ano. Com ele, o frotista consegue, de forma online, obter informações valiosas, como localização do veículo, número de frenagens, número de paradas, velocidade média e máxima, rotação do motor, tempo que o motorista ficou acima da velocidade permitida, total de excessos de velocidade, uso de marcha lenta, além da análise desses dados combinados. “O que estamos propondo de fato é a gestão da frota para o frotista. Ele não tem tempo para cruzar as informações e ficar elaborando mil relatórios. Nós é que, a partir de agora, faremos isso de forma inteligente e online, afinal, o setor de logística pede isso. E o melhor, dando um raio-x real do perfil de dirigibilidade do motorista”, destaca Júlio Gatti, Diretor da Unidade de Tacógrafos do Grupo Continental.
A expectativa da empresa é que, até Dezembro, as vendas registrem um aumento de 160% na comparação com 2016. Em Outubro/2016, quando a empresa começou a implementação em alguns clientes estratégicos a fim de “sentir a tecnologia” – as vendas já registraram um incremento de mais de 25%. De lá para cá, não pararam de crescer. “A demanda por otimização de recursos no setor de logística está se fazendo essencial. Hoje, não é possível dar sustentabilidade para o negócio sem gestão. Por isso desse crescimento tão expressivo. Mesmo se tratando de um investimento para o frotista, a tecnologia se paga, afinal, ela facilita o gerenciamento dos 3 maiores custos de qualquer frotista, que são pneus, combustível e manutenção. Mais do que isso, os frotistas que utilizam o VDO Onboard tem uma redução de até 15% se comparado ao analógico; ou seja, ele é mais barato e melhor”, completa Gatti.
Fonte: Continental do Brasil