Preview Pirelli Grande Prêmio do Azerbaijão
O circuito de rua de Baku é a pista sobre a qual as equipes têm menos informações, uma vez que este grande prêmio é mais recente a ser incluído no calendário da Fórmula 1. Os pilotos só dirigiram lá uma vez, na corrida inaugural do ano passado. Desde então, o regulamento técnico e as características dos pneus mudaram, fazendo com que a pista seja novamente um ponto de interrogação. Os pneus selecionados para o mais longo e veloz circuito de rua do ano são o P Zero Branco médio, o P Zero Amarelo macio e o P Zero Vermelho supermacio. Essa combinação foi vista pela última vez este ano no Bahrain, e também foi utilizada em Baku há um ano.
Os três compostos selecionados foram:
SUPERSOFT(vermelho) SOFT(amarelo) MEDIUM(branco)
- Com 6.004 quilômetros, incluindo uma reta de 2,2 km, Baku tem a segunda volta mais longa do ano, perdendo apenas para Spa, com 20 curvas.
- O local é conhecido como “a cidade dos ventos”. As rajadas de vento podem impactar no acerto dos carros.
- A pista é bem estreita no início do trecho da “cidade velha” do circuito, sendo que os carros estão 20 cm mais largos este ano.
- A expectativa é de que as velocidades máximas passem dos 360 km/h na reta. No ano passado, essa marca foi de 378 km/h.
- Parte da pista está com asfalto novo, então as equipes descobrirão como é a aderência nesse setor durante os treinos livres.
- A estratégia de uma parada foi a vencedora no ano passado. Isso deve se repetir em 2017.
Pressões mínimas para a largada em Baku
22 psi (pneus dianteiros) e 21 psi (pneus traseiros)