Final: 19ª vitória da Porsche em Le Mans com final dramático
Às 18:30 de sábado, todas as atenções em Le Mans estavam concentradas no Porsche 919 Hybrid dos pilotos Earl Bamber (Nova Zelândia), Timo Bernhard (Alemanha) e Brendon Hartley (Nova Zelândia). O carro estava sem o eixo dianteiro e os mecânicos trabalharam nele durante mais de uma hora para que retornasse à corrida com 18 voltas de atraso. Mas a 85ª edição da clássica prova de resistência em Le Mans teve tantas mudanças dramáticas que o impossível acabou acontecendo: após um enorme esforço, o trio escalou a classificação desde a 56ª posição até a vitória na classificação geral. Para a Porsche, detentora do recorde de vitórias em Le Mans, foi a 19ª vitória na corrida mais dura do mundo e a terceira consecutiva. Com as três últimas vitórias acumuladas, a fabricante alemã agora fica de posse definitiva do famoso troféu da prova.
Para Earl Bamber foi a segunda vitória geral na corrida ao volante do Porsche 919 Hybrid, após a de 2015. Timo Bernhard também registrou sua segunda vitória em Le Mans – a primeira conquista aconteceu em 2010, quando foi emprestado para a Audi. Desde então ele sonhava repetir o feito com a Porsche. Brendon Hartley era indiscutivelmente o mais ávido dos seis pilotos oficiais da equipe da Porsche LMP, pois seu nome ainda não estava gravado no grande troféu.
Como foi o final de prova para o carro número 2: Quando o Porsche número 1 parou na pista logo depois das 23h00, abandonando a corrida após ter liderado por mais de dez horas, chegou a hora da perseguição. Hartley melhorou a colocação do carro continuamente durante um turno múltiplo ao volante. Após 312 voltas, ele entrou nos boxes para seu último reabastecimento e, após 325 voltas, passou o carro para Bernhard, já na quarta posição.
Às 00h50, o 919 Hybrid voltou a andar na mesma volta do líder – era a 330ª volta da corrida. Naquele momento, depois de todos os carros híbridos da LMP1 terem abandonado ou perdido tempo por problemas, a prova era liderada por um LMP2. Após 338 voltas, Bernhard parou para reabastecer e, na volta 347, assumiu a liderança. Seu penúltimo reabastecimento aconteceu após 351 voltas, antes de um breve ‘splash & go’ com 360 voltas completadas. Bernhard recebeu a bandeirada após 367 voltas para realizar seu sonho.
Declarações após a corrida:
Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG:
“O ‘tri’ em Le Mans é um sonho que se tornou real para a Porsche, e a forma como esta terceira vitória consecutiva aconteceu foi muito especial. Estou orgulhoso pela Equipe Porsche, que continuou lutando apesar da longa parada para reparos. Este sucesso também aconteceu graças à forte performance com eletricidade e à inovadora tecnologia híbrida.”
Fritz Enzinger, vice-presidente da LMP1: “Um de nossos objetivos mais ambiciosos para a temporada de 2017 era conseguir a terceira vitória consecutiva em Le Mans. Mas nem nos sonhos mais loucos seria possível imaginar o que tivemos que passar nessas últimas 24 horas. Esta corrida de 24 horas levou tudo e todos ao limite. É inacreditável o que é possível conquistar com o esforço focado de uma equipe. Às vezes não é o carro mais rápido, mas o melhor desempenho de uma equipe que faz a diferença. Este time é o melhor de todos e tornou possível o sucesso que obtivemos hoje. A reação de todos os lugares é impressionante – desde os funcionários da Porsche e também em todo mundo. Pessoalmente, só posso agradecer à Porsche por me colocar na posição de participar de um programa tão importante e dizer obrigado a cada membro do time pelo apoio total e o grande espírito de equipe.”
Andreas Seidl, diretor da equipe: “É difícil encontrar palavras para o que aconteceu. Os pilotos e a equipe inteira fizeram um trabalho impressionante. Nós tivemos duas semanas exigentes onde tivemos alguns altos e baixos, mas lutamos sempre com o tradicional espírito da Porsche. Vai ser preciso algum tempo para que o que conquistamos hoje se desvaneça. Agora temos três vitórias consecutivas em Le Mans, o que é simplesmente sensacional. A equipe trabalhou sem descanso para isso nos últimos doze meses. A Toyota foi uma adversária muito forte.
Eles nos levaram até o limite e além dele e ambos pagamos por isso. Foi uma pena que Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy tenham abandonado a corrida, pois eles mantiveram o controle da prova por um longo tempo. Mas Earl Bamber, Brendon Hartley e, em especial, Timo Bernhard mereceram vencer a corrida. Timo foi o piloto de desenvolvimento desde o início do programa. Após o longo conserto do carro, os três continuaram lutando e, no final, foram recompensados.”
Pilotos do Porsche 919 Hybrid número 2
Earl Bamber (26 anos, Nova Zelândia): “Não posso acreditar que conseguimos conquistar essa vitória depois de ter ficado nas últimas posições depois de uma hora nos boxes. Tanto Brendon como Timo fizeram parte do programa Porsche LMP desde o começo, mas esta vitória se deve igualmente ao pessoal dos boxes. Sem o trabalho deles não teríamos voltado à corrida, por isso esta vitória se deve a eles.”
Timo Bernhard (36 anos, Alemanha): “Parece surreal. Quando eu entrei na Porsche como piloto júnior em 1999, passei a alimentar cuidadosamente o sonho de, talvez um dia, ter a chance de lutar pela vitória geral em Le Mans. Eu tinha esperança de ser bom o suficiente para chegar a isso algum dia. Agora, 18 anos depois, conseguimos isso juntos. A última volta foi muito emocionante para mim. Vou precisar de algum tempo até absorver o que aconteceu.”
Brendon Hartley (27 anos, Nova Zelândia): “Le Mans é uma corrida maluca. Os mecânicos trabalharam incrivelmente duro na noite de sábado para consertar nosso carro num tempo super-rápido e, desde aquele momento, Timo, Earl e eu, junto com nossos engenheiros demos tudo, 100% a cada segundo, e esperamos desesperadamente que nosso esforço desse resultado de alguma maneira.”
Fonte: PORSCHE Brasil