Webasto transformou o Mazda MX-5 em um elegante fastback retrátil
Dois assentos, ar livre, esportividade, tradição. Nos últimos 27 anos, esses conceitos convenceram milhões de clientes, tornando o Mazda MX-5 o roadster mais vendido de todos os tempos. A Webasto teve uma participação nessa conquista desde a terceira geração do carro.
A quarta e atual versão do MX-5 foi reinterpretada pela Webasto como um fastback retrátil, dando ainda mais expressão ao propósito do modelo em elegância esportiva e, ao mesmo tempo, melhorando o conforto do motorista e passageiro. O veículo, que conta com um novo e inovador desenvolvimento, se tornou uma exclusividade entre os roadsters RHT.
O melhor de dois sistemas
O sistema de teto conversível desenvolvido para o fastback retrátil da Mazda utilizou o conceito visual dos tetos Targa, que possuíam uma seção central removível. Diferente de um conversível tradicional, a janela traseira do clássico teto Targa é fixa. O novo modelo desenvolvido pela Webasto combina o melhor dos dois sistemas: a seção central do teto e a janela traseira são retráteis.
A capota rígida, também retrátil, vem pintada na cor do carro com a janela traseira montada mais atrás e quase em vertical, contribuindo para um impacto significativo no design do novo carro esportivo. Os suportes de design da barbatana são uma característica distintiva. O automóvel ganha uma aparência dinâmica e o barulho do vento é reduzido. O novo isolamento, que é um atributo do sistema de teto, mantém a maior parte do barulho da estrada fora do veículo. Isso traz ainda mais conforto em comparação com a capota rígida retrátil do modelo anterior e da versão com capota flexível.
A capota rígida retrátil mais rápida do mercado
A nova construção inovadora também acerta pela sua grande facilidade de operação. O teto se abre em impressionantes 13 segundos: nenhuma RHT no mercado é mais rápida. O sistema automático de direção eletromecânico abre e fecha com um botão, em velocidades de até 10 km/h. Outra vantagem comparada com a capota rígida retrátil anterior: o desengate manual da trava frontal não é mais necessário. Graças a motores elétricos com tecnologia avançada, o controle sequencial está mais preciso, harmonioso e, acima de tudo, silencioso. Já a tampa do compartimento do teto, foi desenhada como um raio em cruz e diferente da “argola da Targa”, fornecendo melhor estabilidade.
Leve e esportivo
Um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso uniforme são elementos essenciais necessários para acentuar a experiência de direção esportiva do MX-5. Para os especialistas em teto conversível, quanto mais leve for o teto, melhor. Com isso, os engenheiros da Webasto selecionaram uma combinação inteligente de materiais leves para a capota rígida retrátil, que oferece menos peso e o máximo de estabilidade e segurança. As duas metades do teto foram produzidas por uma fabricação monocoque – alumínio por fora, reforçadas com aço por dentro. A parte exterior da estrutura da tampa do compartimento do teto é feita de um composto modelado em folha de fibra e a estrutura interior também é feita de aço. O Mazda MX-5 RF é um esportivo leve genuíno que leva diversão nas estradas e traz uma capota r&iacu te;gida retrátil inovadora.
Informações técnicas sobre o teto rígido retrátil:
Capota rígida retrátil com duas estruturas de teto e estilo da barbatana RHT abre e fecha em 13 segundos
Recurso de abertura e fechamento em até 10 km/h
Capacidade do porta-malas (independente da posição do teto): 127 L
Fonte: Printer Press Assessoria de Comunicação