Novo XC60: Volvo Cars traz soluções inovadoras para o segmento
A modernidade da segunda geração do XC60, que em setembro desembarca em toda a rede de concessionárias do país, reflete-se também nos equipamentos diferenciados que o SUV médio vai oferecer aos consumidores.
Inédito no segmento, o veículo inclui uma nova palheta do limpador do para-brisa com jatos integrados que fornecem exatamente a quantidade de líquido no local necessário, para que a limpeza seja mais eficiente.
Esse avançado sistema permite que o líquido de lavagem seja distribuído uniformemente ao longo de toda a palheta, em vez de ser pulverizado no para-brisa. A vantagem sobre os equipamentos tradicionais é grande. A uma velocidade de 90 km/h, dois ou três segundos de pulverização no para-brisa significam de 50 a 75 metros de distúrbio visual. O novo tipo de construção elimina essa condição, proporcionando uma visão da via sem qualquer obstrução, e a totalidade da superfície é limpa pelas palhetas de modo uniforme e consistente, independente da velocidade do carro.
O sistema de limpeza do para-brisa do Novo XC60 também evita outras situações indesejadas, como grande quantidade de líquido desperdiçado, líquido que pode atingir passageiros com janelas abertas ou mesmo no veículo que se encontra atrás dele.
SUV traz outras inovações para o segmento
O Novo XC60 possui de série o mais avançado sistema de iluminação entre seus concorrentes. O Volvo FULL LED System, que incorpora quatro funções aos faróis do veículo:
Active High Beam (AHB): Os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estão à frente no mesmo sentido. Automatic Bending Lights (ABL): Os faróis são auto-direcionais, ou seja, eles acompanham o “giro” do volante para melhorar a iluminação durante as curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º.
Nivelamento automático: A facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo.
Daytime Running Lights (DRL) e Acendimento automático:
Desenhadas no formato “T” – Martelo de Thor, a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo, em caso de situações de baixa iluminação.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina. utro item extremamente útil do Novo XC60 é o sistema Hands-Free para abertura e fechamento elétrico do compartimento de bagagem (versões Inscription e R-Design). Com ele, o consumidor abre e fecha a tampa do porta-malas do veículo com um gesto dos pés que aciona o sensor localizado embaixo do para-choque traseiro. Este dispositivo de abertura é muito cômodo quando estamos com as mãos ocupadas, muitas vezes com objetos que não gostaríamos de apoiar no chão.
O Novo XC60 será vendido no Brasil com tração integral e transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbo compressor e injeção direta de gasolina, que produz 254 hp de potência máxima e 350 Nm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Na hora de abastecer, o bocal do tanque de combustível do Novo XC60 também inova ao dispensar a tampa. Não é necessário remover a tradicional tampa com rosca. O bocal possui uma vedação integrada, que se abre ao encostar a bomba de abastecimento.
A segunda geração do utilitário esportivo mais vendido no mundo pela fabricante sueca está em pré-venda no Brasil com preço especial de R$ 235.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design.
Fonte: Lorentte e Cuenca