Prova sensacional marca Chevrolet Absoluta 500 válida pela terceira etapa do Brasileiro de Endurance
Interlagos foi palco neste domingo (30), da Chevrolet Absoluta 500, prova válida pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance DOPAMINA. Desde a largada até as últimas voltas, as seis categorias que compõem a competição tiveram belas disputas. No total, 40 carros formaram o grid da corrida que teve largada às 15h10 e uma chegada noturna emocionante na escuridão do autódromo considerado um templo do automobilismo brasileiro.
O primeiro carro a receber a bandeira quadriculada foi o Porsche 911 GT3 #20 da dupla Marcel Visconde e Ricardo Mauricio. Completaram o podida categoria GP1 o MRX #65 de Nilson e José Ribeiro, e a Lamborghini #31 de Marcello Sant’Anna, William Freire e Sergio Laganá.
Durante as quatro horas de prova à liderança só foi ameaçada na primeira 1h30 de prova entre o protótipo Predador de Jair e Duda Bana, e o MR18 #110 de Francesco Ventre e Eduardo Dieter, com o Porsche reassumindo a ponta logo depois.
Na largada coube a Ricardo Mauricio a tarefa de iniciar a corrida, onde nos primeiros metros, o protótipo MRX #65 da dupla sul-mato-grossense chegou a emparelhar e ficar um pouco à frente, mas na entrada do S do Senna o Porsche retomou à frente. Andando de 3 a 4 segundos mais rápido por volta, Mauricio construiu uma boa vantagem até a primeira entrada do safety car, na volta 17. Um pouco antes disso, o líder passou por um susto: um retardatário rodou bem à sua frente na curva da Junção e Ricardinho precisou fazer uma manobra radical para evitar uma colisão, chegando a derrapar para o lado de dentro da curva.
A prova foi marcada por várias intervenções do safety car, onde por medida de segurança a prova prevista para ter 116 voltas (o equivalente a 500 quilômetros de percurso), foi encerrada pela direção de prova com 103 voltas por medida de segurança, devido à falta de luz natural na pista.
“Interlagos é a nossa casa e ganhar aqui é sempre especial. O começo do meu turno foi difícil para mim, porque demorei para encontrar o ritmo do carro e tive que lidar com o tráfego intenso. Depois passei a andar mais rápido e entreguei o carro para o Ricardinho na liderança”, comemorou Visconde.
Ricardo Mauricio considerou correta a decisão da direção de prova de encerrar prematuramente a prova: “A pista não estava preparada para corrida noturna e era difícil enxergar a sinalização em algumas curvas”. Sobre a corrida, declarou: “O primeiro stint foi difícil porque a pressão dos pneus ‘estourou’ um pouco. Passamos a usar pré-aquecedores de pneus nesta corrida e ainda não tínhamos parâmetros para regular a pressão. No meu segundo stint, isso já estava ajustado e o carro estava melhor. Minha maior preocupação foi tomar cuidado ao ultrapassar os carros mais lentos para não jogar a corrida no lixo. No começo da corrida, vi o retardatário rodar na minha frente e tive que desviar. Foi preocupante, mas acho que para quem viu pela TV a coisa pareceu pior do que realmente foi”, relatou o bicampeão da Stock Car.
O campeonato segue com Visconde/Mauricio na liderança com a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade, vice-líder do campeonato. A dupla do Tubarão #05 vencedora da prova de abertura, em Tarumã, perdeu várias voltas nos boxes no começo da prova devido a uma mangueira solta. Voltaram à pista e terminaram em décimo lugar na classificação geral e quinto na categoria GP1.
Na categoria P2, desde a classificação a briga prometia ser bastante acirrada pela vitória entre o Protótipo #172 de Carlos e Yuri Antunes, e o MRX #75 de Henrique Assunção e Fernando Ohashi, os dois carros se revezaram durante boa parte da prova na liderança, mas quem levou a melhor foi o Protótipo #172 da dupla formada por pai e filho, com os líderes da temporada Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão #32) completando o pódio.
Na classe P3, os líderes da competição Julio Martini e Marcelo Vianna (Tubarão #69) foram os grandes destaques largando na pole e vencendo, com o protótipo 1R #76 de Emilio Padron, Eduardo Conceição, Pedro Serrano e Renan Guerra, em segundo, e o Spyder #72 do trio Paulo Totaro, Beto Monteiro e Leandro Totti, em terceiro.
Na GT1, a Lamborghini #46 de Paulo Rutzen, Vilson Verardi e Gustavo Martin abriu uma boa vantagem na prova sobre seus principais adversários vencendo e chegando em nono na geral. A segunda posição foi do Sonic #17 de André Senger e Humberto Giacomello, com a terceira colocação da Ferrari #155 de Carlos Kray, Telmo Tecchio e Ricardo Mendes.
Na categoria GT2, a dupla de estreantes também formada por pai e filho – Mauricio e Marco Billi (Maserati #34) foi a vencedora, seguida por José Rodrigo Pereira/Marcos Bariano (Línea #51), e Reinaldo Rena/Roberto Rossatti (Stock Car #100). Na T, a vitória foi do Gol #88 de Ricardo e Juarez Terres.
A próxima etapa do Brasileiro de Endurance DOPAMINA acontece em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 19 de agosto.
Resultado final:
1) 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 103 voltas em 3h29:56.998
2) 65-Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro (MRX-Ford Turbo), a 39.199
3) 31-Marcello Sant’Anna/William Freire/Sergio Laganá (Lamborghini Gallardo LP 520), a 3 voltas
4) 172-Carlos Antunes Filho/Yuri Antunes (MR), a 4 voltas
5) 75-Henrique Assunção/Fábio Ohashi (MRX-Cosworth), a 4 voltas
6) 6-Cláudio Ricci/Felipe Roso/Vinicius Roso (MR 18-Audi Turbo), a 5 voltas
Fonte: MS2 – Comun icação Integrada