FERRAMENTAS DIGITAIS DA AKZONOBEL AGILIZAM A BUSCA EXATA DE CORES PARA REPINTURA AUTOMOTIVA
Para a AkzoNobel, Colorvation é uma abordagem única, abrangente e dedicada ao usuário de repintura automotiva que usa a mais recente tecnologia de cores digital. Uma recente sondagem da AkzoNobel com revendedores de tinta mostra que as ferramentas digitais para detecção de cores são um importante aliado de oficinas, lojas e distribuidores na repintura automotiva com alto nível de exatidão e agilidade. A pesquisa, realizada no Brasil e Chile, aponta que, em alguns casos, a velocidade no processo de busca de uma cor foi 47% maior com o uso do espectrofotômetro Automatchic Vision, da AkzoNobel, comparado ao método tradicional. Esse aumento se reflete em vantagem tanto para a rentabilidade dos negócios envolvidos como também para o consumidor final – o dono do veículo –, que pode contar com a entrega mais rápida do carro nos serviços de pintura.
“A AkzoNobel vem desenvolvendo por mais de meio século as técnicas e tecnologias líderes de cores digitais, se reinventando constantemente para o futuro. Com base nas ferramentas avançadas Automatchic™ e MIXIT™, a companhia oferece um portfólio que mostra o poder da tecnologia de cores digital para beneficiar os negócios dos clientes e trazer melhorias mensuráveis – mais precisão, eficiência e, claro, rentabilidade”, diz Raquel Carvalho, supervisora de Marketing de Cor para América do Sul da AkzoNobel. Nesse contexto, a sondagem realizada pela empresa traz dados que comprovam o quanto a avançada tecnologia do Automatchic (AMV) aumenta a precisão e fidelidade às fórmulas. Entre os resultados estão1:
- Redução média de 20% no uso total de tintas, reduzindo o desperdício.
- A velocidade na busca precisa de cores aumentou, em média, 45%, com o uso do AMV.
- O aumento da produção de cores por mês usando o AMV pode chegar a 85%.
- Revendedores chegaram a economizar, em média, 170 horas ao mês no processo de produção de cores.
Cliente da AkzoNobel há 18 anos, a Schulz Comércio de Tintas, revendedora que atua no mercado de tintas imobiliárias e automotivas no Rio Grande do Sul, corrobora a importância da tecnologia no dia a dia de lojas e oficinas. “O AMV acrescentou muito à empresa, hoje conseguimos produzir cores cerca de quatro vezes mais rápido e, assim, nos sobra tempo para buscar novos clientes e dar uma melhor assistência aos atuais. Além disso, há também a fidelidade de cor, que ficou ainda melhor, fazendo com que meus clientes, em alguns casos, evitem técnicas de alongamento. Desta forma, extinguimos o retrabalho por diferença de cor”, comenta Rafael Braatz Blank, colorista automotivo da Schulz.
“Para atrair a atenção do consumidor, a indústria automotiva desenvolve cores, pigmentos e efeitos a uma velocidade cada vez maior. A cadeia do segmento de tintas precisa se manter atualizada para acompanhar essa demanda de mais de 30 mil novas fórmulas por ano lançadas no Brasil”, afirma Thais Souza, gerente de Marketing Automotivo para América Latina da AkzoNobel. ”Nossa missão é apresentar as vantagens do uso de plataformas digitais neste mercado, incluindo todos os segmentos: premium, mercado médio e veículos comerciais, que possui clientes que ainda usam métodos tradicionais em suas rotinas”, completa.
Pioneira no sistema de Mixing Machine, a AkzoNobel é referência no quesito inovação na indústria de repintura automotiva. Estão entre as ferramentas digitais disponibilizadas pela companhia:
Espectrofotômetro Automatchic Vision: com essa ferramenta é possível obter a cor exata, por meio da medição do veículo de maneira rápida e eficaz. Entre seus diferenciais estão: formato leve, compacto e ergonômico que facilita o manuseio; menu interativo, colorido e Touch screen; necessidade de menor frequência de calibração; medição que pode ser realizada em apenas duas leituras; maior espaço para armazenamento de medições; leitura em superfícies mais curvas.
ColorPro: versão 4.0 mais robusta e que reúne em um único lugar todas as soluções de software que, anteriormente, estavam em plataformas separadas. Entre as mais recentes inovações estão: integração com o software de gestão de custos de oficina CostPro (que realiza gerenciamento de estoque, pesagem de primer e verniz e relatórios); módulo de medição que permite a conexão com o espectrofotômetro pela Busca Inteligente de cor, na qual o cliente poderá conectar o aparelho e obter a fórmula correta no vasto banco de dados da AkzoNobel. Para as cores sólidas, o programa realiza a formulação automática da cor. Também oferece a função para correção automática de fórmulas.
Mixit: a AkzoNobel é a primeira empresa a oferecer atualizações de fórmulas em tempo real. É uma plataforma online que ajuda o cliente de maneira rápida e fácil a encontrar a fórmula desejada, usando uma função de pesquisa com a qual é possível digitar qualquer palavra-chave, em qualquer idioma e para todas as marcas da AkzoNobel no setor. A ferramenta, que também mostra os chips das cores para referência na tela do aplicativo, funciona como um suporte complementar ao software ColorPro, uma vez que foi projetado para funcionar em smartphones, tablets e computadores. Garante que os clientes sempre tenham a informação que necessitam ao seu alcance.
Treinamentos – A AkzoNobel possui uma estrutura dedicada ao processo de cor, oferecendo atendimento às oficinas, lojas e distribuidores, por meio de suporte técnico, equipe especializada no desenvolvimento e análise de cor, ferramentas e treinamentos. Na América do Sul, conta com uma exclusiva sala de cor e dois Centros de Treinamento, localizados em São Bernardo do Campo (SP) e na Argentina. No Brasil, visando aumentar a capacitação e eficiência de seus parceiros e clientes, a AkzoNobel realiza cursos – entre eles sobre técnicas de cor.
Fonte: Conteudo A La Carte