ZF torna-se a primeira companhia a produzir 100 milhões de EPB – Freios de Estacionamento Elétricos
A ZF produziu hoje sua unidade de número 100 milhões de EPB – Freio de Estacionamento Elétrico, tornando-se a primeira empresa no mundo a alcançar esse marco. Com a invenção do freio EPB motor-on-caliper, a ZF criou a verdadeira incorporação de um sistema mecânico inteligente.
A EPB é notável em sua capacidade de oferecer variados benefícios, entre eles a economia de combustível devido à redução de peso no sistema de freio. É um excelente exemplo da eletrificação de sistemas mecânicos, que permite integração e funções avançadas quando combinados com outros sistemas de veículos, além de ser um passo importante em direção aos sistemas de frenagem por fio. A tecnologia também ajuda a melhorar a segurança do condutor ao permitir paradas de emergência antibloqueio das quatro rodas, com muita conveniência e conforto para o condutor com ativação do sistema ao toque de um botão.
Além de proporcionar funcionalidade, a EPB é uma parte totalmente integrada do sistema de freio, com características como atuação dinâmica, detecção de desgaste das pastilhas de freio e redução da degradação associada aos sistemas mecânicos.
Manfred Meyer, Vice Presidente Senior de Engenharia de Frenagem da ZF, comentou: “O EPB é uma grande história de sucesso e hoje reconhecemos os engenheiros, designers e funcionários que produzem essa tecnologia em locais em todo o mundo, incluindo a Europa, as Américas, a China e o nosso lançamento mais recente, marcando a primeira produção do EPB na Índia. O EPB é uma prova da busca implacável por inovação. A ZF já era líder mundial no mercado de freios convencionais no início dos anos 2000, mas procurou transformar o freio de serviço puramente mecânico em algo muito maior. Hoje, essa tecnologia é encontrada nos veículos mais populares do mundo, desde carros pequenos até caminhonetes maiores e veículos utilitários esportivos”.
A ZF oferece uma gama de soluções EPB, incluindo EPB padrão; EPBi, que elimina a necessidade de uma Unidade de Controle Eletrônico separada, pois está integrada com o sistema eletrônico de controle de estabilidade; e EPB para eixos dianteiros, mais adequado para segmentos de veículos menores.
“À medida que nos movemos em direção a níveis cada vez mais altos de segurança avançada e direção automatizada, os sistemas de frenagem desempenharão um papel fundamental para ajudar a cumprir os regulamentos e habilitar novas funções. Na ZF, estamos criando sistemas mecânicos inteligentes através de controle eletrônico, o que permitirá maiores níveis de integração com outros sistemas de bordo e um maior grau de controle do veículo. O Freio de Estacionamento Elétrico terá ainda mais aplicabilidade do que a atual”, concluiu Meyer.
Fonte: MM Editorial