GM divulga vencedores do Prêmio de Sustentabilidade 2017
A General Motors Mercosul, anunciou nesta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2017, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade entreguou para Concessionárias, Fornecedores e Empregados. A cerimônia foi realizada na sede do Clube de Campo ADC GM, em Jambeiro, São Paulo.
A premiação reconhece as melhores práticas sustentáveis – aquelas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social e impactem as comunidades em torno das fábricas da GM no Brasil.
Foram premiadas uma concessionária, dois fornecedores e quatro empregados. A concessionária Metronorte foi o destaque na rede de mais de 600 pontos de vendas. Os melhores projetos dos fornecedores foram os apresentados pela Hewlett-Packard e pela Publicis Brasil. O júri é composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM Mercosul, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio.
“O objetivo do prêmio é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando, assim, benefícios para os concessionários, fornecedores e para toda a comunidade”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul e Presidente do Comitê de Sustentabilidade.
CONCESSIONÁRIA – METRONORTE
A Metronorte compartilha os mesmos valores da General Motors, um futuro sustentável passa por práticas e processos sustentáveis. A Metronorte Joinville se conecta com os clients e as comunidades em torno com diversos projetos como:
Horta “Garantia MV (Manutenção Do Verde) GM”
Uma horta comunitária onde colaboradores, clientes e fornecedores participam no cultivo d dos canteiros dentro do espaço Metronorte. São verduras orgânicas que saem da horta para a mesa, incentivando uma alimentação saudável.
Óleando” Com Sustentabilidade
Produção de móveis para decoração do espaço Metronorte através da reutilização dos tambores de óleo e outras peças já utilizadas pela oficina mecânica e funilaria, despertando nos clientes, colaboradores e fornecedores o interesse na reciclagem e reaproveitamento de materiais.
FORNECEDORES – HEWLETT-PACKARD
A HP cria tecnologias que tornam melhor a vida de todos, em qualquer lugar. Reconhecem e abraçam a oportunidade e a responsabilidade de abordar alguns dos maiores desafios compartilhados que a sociedade enfrenta hoje, incluindo a escassez de recursos, a mudança para uma energia mais limpa, acesso a educação de qualidade e oportunidades econômicas, proteção dos direitos humanos em toda a cadeia de suprimentos e a segurança de dados e privacidade.
Projeto Economia Circular: A transição de uma economia linear para uma circular exige uma inovação disruptiva, e a HP trabalhou por muito tempo sua estratégia de negócios para que hoje consiga tratar de assuntos como esse com o reconhecimento de mercado e de seus clientes por seus esforços em oferecer produtos sustentáveis. Atualmente é possível dizer que a HP cria produtos e serviços que atendam e permitem aplicações de economia circular, visando realizar impactos positivos ao meio ambiente e a sociedade.
Projeto Zero Waste: Trabalho com parceiros locais, o que torna possível a integração das operações de manufatura com o programa de logística reversa e reciclagem da HP.
Projeto Smartwaste: Nesse projeto, as impressoras fabricadas no Brasil recebem uma tag de RFID desde o início de sua produção, onde é criado o DNA do produto. Esta impressora, quando retorna para a HP através do Programa de Reciclagem, é rastreada pela tecnologia “Smartwaste” que quantifica todos os componentes daquele produto, como vidro, metal, plástico e caracterizando o que e quanto pode ser reciclado e quais os tipos de materiais podem ser melhor reaproveitados e reinseridos em novos produtos HP ou em outros segmentos industriais. Desde o início do projeto em 2011, foram rastreadas mais de 73,5 mil impressoras HP ao final de sua vida útil.
FORNECEDORES – PUBLICIS BRASIL
Para difundir a cultura da diversidade e da responsabilidade socioambiental que sempre esteve no DNA da Publicis, por toda a agência e em seguida para o mercado, a Publicis criou um comitê com profissionais engajados para discutir quais eram os pontos fortes e em quais quesitos ainda era preciso evoluir, além de identificar quais ações já eram desenvolvidas e quais precisavam ser iniciadas.
Publicis Plural: É o fórum onde são discutidos os projetos que queremos implementar na defesa das causas. A partir de um primeiro desenho desses projetos, a liderança da agência e do Publicis Plural, Hugo Rodrigues, enviou um comunicado envolvendo todos os colaboradores e chamando a atenção para a importância do programa. Foi o momento em que o Plural se tornou uma causa de todos.
Publicis Sustentável: O projeto já existia dentro da agência desde a mudança para o prédio mais sustentável da América Latina. Mas foi reforçado com a atuação das áreas de Recursos Humanos e Administrativa nas seguintes frentes:
– Criação de campanhas internas para orientar a equipe a apagar as luzes antes de sair das salas de reunião, desligar o computador depois de terminar o trabalho, entre outras medidas para melhor utilização energética.
– Troca de luzes por modelos mais econômicos.
– Consumo de cartuchos / impressoras configurado para reduzir o uso da tinta e imprimir frente e verso.
– Distribuição de squeezes aos 400 colaboradores para substituir os copos plásticos.
– Implementação de dispositivos para a coleta seletiva de lixo.
Publicis Sêniores: Projeto de capacitação de profissionais que estão fora das agências e encontram dificuldades tecnológicas para se recolocar. Foram dadas aulas de comunicação digital e de novas ferramentas para os profissionais interessados e identificados em pesquisa.
Publicis Por Elas: Ação de empoderamento feminino liderada por mulheres do Publicis Plural com o objetivo de incentivar alunas de publicidade a enveredar pelas áreas que desejarem dentro da carreira e não apenas por aquelas “tradicionalmente” ocupadas por mulheres. Está sendo realizada uma pesquisa em 8 universidades para saber por que muitas estudantes acabam não optando pela área de Criação e contribuir para que essa barreira seja vencida. Também já foram realizadas palestras de diretoras da agência para compartilhar com essas universitárias suas histórias e ajudá-las a superar percalços no caminho de construção de sua trajetória profissional.
EMPREGADOS – PREMIADOS
Ana Luiza M. S. Miguel | São Caetano do Sul |
Donato M Lemos | São José dos Campos |
Jose Aguirre | Rosário |
Wagner Assoni | São Caetano do Sul |
Fonte: GM do Brasil