Barra de direção exige cuidados para evitar folgas que podem colocar em risco a segurança do caminhão
Item de segurança do veículo, a barra de direção merece alguns cuidados na hora da manutenção. Deve ser inspecionada regularmente e substituída sempre que apresentar indícios de desgaste. “As paradas em oficina para efetuar a manutenção preventiva não devem ser adiadas, pois deixar o veículo quebrar para só então fazer a manutenção corretiva pode sair bem mais caro”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata? Ele destaca que a inspeção preventiva é importante não só por questões econômicas, mas, especialmente, para garantir a segurança no trânsito.
Segundo Silva, sem inspeção adequada na barra de direção, o componente poderá até se romper, e com isso, há perda da dirigibilidade, o que pode provocar acidentes.
A recomendação é a cada 10 mil km observar se não tem folga nos terminais e nenhuma coifa protetora rasgada. “É preciso ficar atento a folgas, pois, além do risco de provocar acidentes, pode causar interferência na geometria da direção e consequente desgaste dos pneus”, adverte. Portanto, não se deve trocar a manutenção preventiva pela corretiva. O conserto corretivo pode ficar mais caro porque poderá comprometer outras peças. Além disso, pode quebrar na estrada, provocando parada prolongada e não programada
Ele explica que tempo de uso, pedra e até linha de pipas podem danificar a coifa. Caso a coifa rasgue, ocorrerá perda da graxa lubrificante, além de entrar impureza e, consequentemente, desgastar o terminal de direção.
Ele alerta: “O sistema é blindado não dá para trocar somente a coifa, mas sim o terminal ou a barra de direção”. Não é aconselhável recondicionar os componentes de direção.
Fonte: VERSO Comunicação