24ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS começa dia 22 em São José dos Campos (SP)
Com 84 equipes inscritas de 18 Estados brasileiros mais Distrito Federal (DF), que representam 80 instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, a 24ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS começa no próximo dia 22 de fevereiro (quinta-feira), em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, Interior paulista.
Para competir, os universitários projetaram e construíram os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe, o que inclui a viabilidade econômica do projeto.
O Sudeste lidera com 46 equipes inscritas, 20 do Estado de São Paulo, 13 de Minas Gerais, 11 do Rio de Janeiro e duas do Espírito Santo. O Nordeste vem em segundo lugar em número de inscrições, com 15 equipes, cinco de Pernambuco, quatro do Rio Grande do Norte, três da Bahia, uma da Paraíba, uma do Maranhão, e uma de Sergipe.
A região Sul inscreveu 14 equipes, seis do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná, e três de Santa Catarina; o Centro-Oeste somou seis equipes inscritas, três do Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso, uma de Goiás e uma do Distrito Federal; e o Norte três, duas do Amazonas e uma do Pará.
As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o País em maio (de 17 a 20) na Baja SAE Kansas, competição da SAE International, realizada em Pittsburg, nos Estados Unidos, onde o Brasil já venceu cinco vezes.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
SERVIÇO:
24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
22 a 25 de fevereiro de 2018
Local: Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da FATEC.
*PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Dia 22 (quinta-feira) período da manhã – Briefing da competição. Período da tarde – Inspeções técnicas de segurança do veículo.
Dia 23 (sexta-feira) – dia todo – Inspeções técnicas de segurança do veículo e apresentações de projetos.
Dia 24 (sábado) – dia todo – Apresentações de projetos e provas dinâmicas.
Dia 25 (domingo) período da manhã – Formação do grid de largada e enduro de resistência. Período da tarde – Encerramento.
Fonte: Companhia de IMPRENSA