Uma centelha para o futuro: A apresentação do Mission E Cross Turismo da Porsche no Salão de Genebra é um estudo conceitual de um Cross Utility Vehicle (CUV) elétrico. Esse veículo para todo terreno é direcionado para pessoas com um estilo ativo que gostam de passar seu tempo livre viajando, praticando esportes ou outras atividades ao ar livre. Graças à tração nas quatro rodas, diferentes tipos de terrenos podem ser explorados com facilidade, conta com um interior espaçoso para levar equipamento esportivo de todos os tipos. Sistemas de montagem modernos facilitam levar pranchas de surf ou uma bicicleta elétrica Porsche.
As vantagens desse carro de quatro portas e quatro lugares incluem o design emocionante, com elementos off-road marcantes, assim como o novo conceito de mostradores e controle com telas sensíveis ao toque e acompanhamento do olhar. O veículo conceito com 4,95 metros de comprimento está pronto para ser carregado na rede de carga rápida de 800 volt e também pode ser carregado via indução através de uma estação de carga ou por um sistema Porsche de gerenciamento doméstico de energia. Pronto para a estrada, o Mission E Cross Turismo é uma continuação do estudo Mission E que a Porsche apresentou no Salão Internacional de Frankfurt em 2015.
Design: o inigualável DNA Porsche
Um capô baixo entre para-lamas poderosamente curvados: mesmo à primeira vista, a dianteira do Mission E Cross Turismo revela claramente seus laços com o icônico carro esporte Porsche 911. As entradas de ar verticais na frente, conhecidas como “cortinas de ar” são um dos marcantes detalhes de design do carro. Faróis Matrix LED representam outro destaque de estilo. As típicas luzes de condução diurna da Porsche com quatro pontos evoluíram, tornando-se estreitos elementos de vidro tridimensionais. Incrustradas em quatro aletas flutuantes, essas luzes também incluem o novo indicador de quatro pontos. Além disso, o veículo é beneficiado pelo facho alto de alta performance Porsche X-Sight. Os elementos off road de design incluem arcos robustos das rodas e soleiras, o visual impactante do defletor dianteiro e saia traseira, juntamente com altura em relação ao solo mais elevada.
A silhueta é marcada pela linha de teto esportiva que desce no sentido da traseira chamada “flyline” pelos designers da Porsche. Esse item reflete a traseira do Panamera Sport Turismo. O design dinâmico das janelas laterais também é típico do estilo da Porsche. Os amplos para-lamas e laterais com aspecto tridimensionais, com saídas de ar atrás das caixas de rodas dianteiras reforçam a personalidade crossover esportiva do veículo conceito que tem 1,99 metro de largura. Saias laterais diferenciadas com visual off-road e rodas de 20 polegadas com pneus 275/40 R 20 são alguns dos outros detalhes que definem o veículo.
Com sua pintura exclusiva cinza claro metálico, o estudo é reconhecido imediatamente como um Porsche quando visto de trás. Além do defletor esportivo que flui junto ao teto, o veículo também apresenta a tradicional faixa luminosa ocupando toda a sua largura. O logotipo da Porsche iluminado em branco tem letras de vidro e está incrustrado dentro de uma cobertura tridimensional com um grafismo lembrando um circuito. Quando o veículo está sendo carregado, a letra “E” da marca Porsche fica pulsando e as linhas do circuito também piscam, proporcionando aos clientes uma impressionante experiência tangível do fluxo de energia do veículo. O grande teto de vidro panorâmico que se estende do para-brisa até a tampa traseira cria uma generosa sensação de espaço.
Versatilidade: equipado para todas as necessidades da mobilidade
O Mission E Cross Turismo dá uma ideia sobre como uma versão Turismo de produção em série com atributos de cross utility poderia parecer: um veículo que é adequado na mesma medida para viagens, para a vida diária e para aventura e um versátil companheiro na cidade ou no campo. O modelo crossover tem como público alvo pessoas com um estilo ativo que gostam de passar seus momentos de lazer viajando, praticando esportes ou outras atividades ao ar livre. Os passageiros são beneficiados pela versatilidade do modelo de quatro lugares com 1,42 metro de altura. Os encostos dos dois bancos traseiros individuais possuem uma tampa integrada, facilitando o carregamento de objetos como esquis, por exemplo. Os encostos, por sua vez, podem ser rebatidos. No compartimento de bagagem há um sistema de trilhos com cintas ajustáveis e removíveis, permitindo acomodar objetos com rapidez e segurança. Fora do veículo, os passageiros do Mission E Cross Turismo tem um benefício a mais na forma da bicicleta elétrica da Porsche, que auxilia o ciclista com a força elétrica de um sistema de tração de alto desempenho. Esse conceito de mobilidade permite que os clientes da Porsche continuem a usufruir do design, tecnologia e performance de um Porsche durante o seu tempo de lazer sobre duas rodas.
O interior: estruturas visíveis de baixo peso
O interior mostra uma interpretação inteiramente nova de elementos clássicos da Porsche, transportados para a era digital. Tomando como exemplo o painel de instrumentos, esse componente dá ênfase à largura do veículo e consiste de uma seção superior e inferior com formato de asa. O painel tem uma disposição claramente horizontal, com um mostrador ultra largo para o motorista e o passageiro. O conjunto de instrumentos flutuante é curvado e inclinado para o motorista e consiste de três grafismos de mostradores circulares, exibidos digitalmente em telas TFT. O console central entre os bancos dianteiros se eleva na direção do painel. Juntamente com a iluminação ambiente, a luz indireta do console central cria uma atmosfera especialmente única.
Os elementos de design no interior incluem também estruturas visíveis de baixo peso, tais como o painel e os bancos esportivos que remetem a assentos de corrida em forma de concha e apresentam o letreiro Porsche iluminado. Os painéis das portas têm elementos tridimensionais inovadores, com uma superfície estruturada. Frisos anodizados ao redor de componentes como as aberturas de ar ou nos módulos de controle dos vidros em Azul Nórdico criam um contraste colorido com o exclusivo conceito bicolor do interior em couro Aniline em preto e cinza claro.
Trem de força: performance elétrica esportiva graças a mais de 600 hp
Dois motores síncronos permanentemente acionados com potência de sistema acima de 600 hp (440 kW) aceleram o Mission E Cross Turismo até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até 200 km/h em menos de 12 segundos. Esse desempenho soma-se ao nível de energia contínuo inédito entre veículos elétricos: múltiplas arrancadas sucessivas são possíveis sem perda de performance. A tração integral controlada sob demanda com o Porsche Torque Vectoring que distribui automaticamente o torque para as rodas individualmente, transfere a força para a pista.
O chassi: suspensão pneumática adaptativa para mais conforto e agilidade
O esterçamento nas quatro rodas contribui para a exemplar agilidade e estabilidade desse veículo, enquanto a suspensão pneumática adaptativa permite um aumento de até 50 milímetros na distância do solo. O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC – controle dinâmico do chassi) é outro item disponível a bordo. O sistema proporciona estabilização de rolagem ativa e evita a inclinação lateral do veículo nas curvas. Ele também diminui a instabilidade lateral em terrenos acidentados.
Conceito de mostradores e controles: uma experiência única de uso
Um ponto alto do Mission E Cross Turismo é o novo conceito de display e controles. Operação intuitiva e informações, tais como o display head up posicionado otimamente no campo de visão do motorista, não causam distrações. E, graças a novas soluções de conectividade, o veículo pode ser integrado perfeitamente a um estilo de vida digital. O resultado é uma experiência de uso completamente única.
As opções de display e controle mais importantes incluem:
• Display para o motorista com acompanhamento dos olhos: O conjunto de instrumentos possui três mostradores virtuais redondos. Eles são designados para as categorias Porsche Connect, Performance, Drive, Energy e Sport Chrono. Usando uma câmera no espelho retrovisor interno, o sistema de acompanhamento dos olhos pode reconhecer para que instrumento o motorista está olhando. Os displays nos quais o condutor está interessado podem assim ser movidos para a frente, enquanto os outros são reduzidos ao fundo conforme ele deixa de observá-los. Os mostradores são operados usando controles de toque inteligentes posicionados no volante.
• Display do passageiro: Esta tela se estende por toda a largura do lado do passageiro. O passageiro pode operar vários aplicativos através da tecnologia de acompanhamento do olhar e toque, que permite acesso a funções como mídia, navegação, controle climático e contatos.
• Campo de controle no console central com menus de informações detalhados.
• Pequenas telas de toque: Essas são localizadas nos módulos de regulagem multifuncionais das janelas (para posicionamento dos bancos e funções de conforto dos assentos), assim como nas saídas de ar sem barbatanas à direita e esquerda do painel. A intensidade da ventilação, por exemplo, pode ser regulada passando o dedo para a esquerda ou direita dessas telas.
O enfoque na “smart cabin” (cabine inteligente) simplifica a operação. As regulagens do veículo, climatização e luz ambiente são todas ajustadas automaticamente aos desejos dos ocupantes e à situação de condução.
O motorista também pode acessar uma variedade de informações e fazer ajustes de fora do veículo: todas as opções individuais, do sistema de ar-condicionado à navegação, podem ser estabelecidas antecipadamente através de um tablet, smartfone ou smartwatch.
O “DestinationsApp”: um assistente pessoal de viagem
O sistema Porsche Connect já oferece mais de 20 serviços digitais e aplicativos. No Mission E Cross Turismo, o “DestinationsApp” demonstra quais benefícios adicionais a plataforma digital poderá disponibilizar no futuro. Usando esse aplicativo, uma viagem de final de semana pode ser planejada rápida e facilmente através de uns poucos passos num smartfone. O aplicativo sugere destinos de viagem inspiradores, possibilita fazer reservas de forma rápida e sem esforço e cuida do planejamento do caminho, restaurantes e equipamento esportivo. O motorista pode até mesmo adequar o chassi do Mission E Cross Turismo à rota selecionada através do “DestinationsApp”, assim como escolher o tipo de música mais adequado, o controle do ar-condicionado e a iluminação ambiente para a viagem.
Carga: rápida e sem esforço
A arquitetura de 800 volts do veículo garante que a bateria de íons de lítio seja carregada para um alcance de aproximadamente 400 quilômetros (com base no NEDC – ciclo europeu de avaliação de consumo) em cerca de 15 minutos. O veículo conceito permite carregamento de bateria flexível tanto em viagem quanto em casa e é compatível com a rede de carga rápida que está sendo estabelecida nas estradas europeias como parte da joint venture IONITY. No local de trabalho, o Mission E Cross Turismo pode ser carregado através de tecnologia de indução e, em casa, tanto uma estação de carga como o sistema Porsche de gerenciamento doméstico de energia podem ser usados para recarregar a bateria. Esta última opção pode ser combinada com o sistema fotovoltaico da própria residência, para recarregar usando energia solar.
Fonte> 44eeewPorsche Brasil |