Nova geração do sedã médio de luxo ES faz sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Pequim, na China
A Lexus apresentou nessa quarta-feira, 25 de abril, em Pequim, a nova geração do sedã médio de luxo ES. Totalmente renovado, o modelo traduz o compromisso da marca na criação de veículos com design altamente sofisticado e um toque fino para transmitir empolgação e emoção. A estreia da sétima geração do Lexus ES acontece no Salão Internacional do Automóvel de Pequim, na China, que ocorre esta semana no país asiático.
Esta nova geração do Lexus ES é a demonstração de um novo e ambicioso caminho trilhado pela fabricante. O sedã, mundialmente reconhecido por seu compromisso com o conforto, obteve, em sua sétima geração, reforços importantes devido à incorporação de um novo chassi. Com ele, o ES pôde ousar ainda mais no design externo, além de melhorar a dinâmica e desempenho de condução.
Outros importantes e tradicionais atributos foram ampliados: espaço interno, silêncio a bordo e nível de equipamentos de segurança.
Design e dimensões
Construído sob a novíssima plataforma GA-K (Arquitetura Global – K), a sétima geração do ES expressa um patamar mais sofisticado no quesito design na categoria sedãs de luxo de médio porte. Ele ficou 6,6 cm mais comprido, obteve perfil 0,4 cm mais baixo e ainda ganhou 4,5 cm em largura. No entre eixos, o novo ES ficou 5 cm maior. O modelo também ganhou em estatura na banda de rodagem dos pneus, com 1 cm a mais nos dianteiros e 3,8 cm nos traseiros. Os aumentos dimensionais ajudaram o sedã a aprimorar seu desempenho, além de obter aparência atraente.
Para criar uma forma dinâmica, porém fluida, a Lexus usou capô baixo, o que só foi possível devido à nova plataforma. Assim, a silhueta do novo ES é enfatizada por uma inclinação agressiva. Na parte frontal, a face do ES é drasticamente diferente.
Em uma ruptura com as últimas gerações, o desenho da sétima geração tem um teto com um contorno arrojado, para enfatizar sua posição mais baixa e aerodinâmica ágil. A extremidade limpa e acentuadamente modelada é destacada pelas luzes de LED da traseira, causando um efeito de envolvimento dos painéis.
Design interno – elegância e tecnologia
O projeto visual do interior do novo ES foi orientado pelo conceito Lexus Future Interior (Futuro Interior da Lexus). Inspirado neste estilo, a cabine provê um cockpit com foco no condutor e uma área espaçosa e confortável para o passageiro dianteiro. No ES, o foco do condutor é facilmente mantido na estrada, colocando a tela central, o painel de instrumentos e o head up display justamente agrupados no campo de visão do motorista. Ajustes no ângulo e posição do volante e localização do pedal de freio fornecem ao condutor uma posição de condução natural.
O nível de conforto do passageiro do banco traseiro sempre foi um marco no ES, algo que foi igualmente priorizado no modelo da sétima geração. Com pontos de apoio do quadril mais baixo e um revestimento cuidadosamente configurado preservam o espaço superior. O passageiro do banco traseiro ganha, ainda, mais espaço para as pernas, devido ao maior entre eixos do modelo.
Uma nova era de desempenho
A equipe de engenharia da Lexus tinha o objetivo claro de transformar a imagem do ES, mundialmente reconhecido pelo conforto e silêncio, em um líder no quesito dirigibilidade esportiva e potência na categoria.
O ponto de partida foi o chassi GA-K recém-desenvolvido. A estrutura prevê tração nas rodas dianteiras. Em termos de rigidez torcional, a plataforma se equipara à plataforma GA-L, com tração nas rodas traseiras, mesma estrutura equipada nos cupê LC 500 e no sedã LS 500. Variações de aços de alta resistência foram utilizadas para reduzir o peso. Também foram aplicadas melhorias na suspensão multilink. A nova plataforma foi primordial para ampliar e aprimorar toda a estrutura do veículo, a fim de tornar suas proporções mais baixas e largas, resultando em um centro de gravidade menor e aerodinâmica singular.
Para a equipe de engenharia do chassi do ES, o objetivo era claro: criar uma sensação de previsibilidade confortável combinada com uma sensação de resposta rápida a cada movimento.
Os modelos F-SPORT oferecerão uma suspensão variável adaptativa (AVS) similar à encontrada no cupê LC. Isso adiciona amortecedores ajustáveis com 650 níveis de força de amortecimento para obter o controle definitivo em qualquer superfície. O uso de solenoides lineares resulta em controle de amortecimento mais preciso. Outra exclusividade do F SPORT é um modo Sport+ para o sistema de seleção de modo de condução, que especifica as configurações mais agressivas de motor, transmissão e suspensão para o máximo em desempenho. Um novo recurso de reforço do som do motor também é ativado no modo Sport+.
Potência V6 e câmbio direto A/T de 8 marchas
Todos os ES 350 são movidos por um motor V6 de 3.5 litros, projetado para fornecer aceleração dominante e som revigorante. Com uma atualização para a injeção de combustível D4-S, o motor agora desenvolve 308 cv de potência e 389 kgfm de torque, o que significa um ganho de 32 cv e 20 kgfm em comparação com a geração anterior.
O reforço na potência também é beneficiado pela adoção de nova transmissão automática de oito marchas com câmbio direto. Ela usa um conversor de torque extremamente fino e uma embreagem de bloqueio multidisco para transferir potência de maneira mais eficiente para as rodas dianteiras. Houve ajuste na caixa, o que resulta em trocas suaves e sincronização precisa, com resposta rápida do pedal. A nova caixa pode usar marchas de torque elevado para partida rápida.
Sistema híbrido de 4ª geração
Não ficando para trás de seus irmãos a gasolina, o ES300h é capaz de oferecer altíssima eficiência de combustível, desempenho responsivo e emissões mínimas para um sedã de luxo deste porte. Um novo sistema de condução híbrido de quarta geração rompe com a imagem tradicional dos híbridos, com potência, economia de combustível e elimina a sensação de elasticidade associada a sistemas híbridos anteriores. Ele combina um motor a gasolina com ciclo Atkinson ultra eficiente, de 2.5L e quatro cilindros, com um motor elétrico mais leve, compacto e potente e sistema híbrido com carregamento autônomo. Juntos, eles oferecem um potência combinada de 207 cv.
O novíssimo motor de 2.5L e quatro cilindros incorpora a tecnologia de combustão com queima rápida que faz dele um dos motores termicamente mais eficientes em produção. O resultado é mais potência sem aumento de emissões ou do consumo de combustível. Para chegar a esta configuração, foram adotados diversos métodos, tal como adoção de portas de admissão retas, maiores ângulos de válvulas e base das válvulas com revestimento a laser. Uma bomba de óleo com capacidade variável, injetores de múltiplos orifícios, VVTi-E nas válvulas de admissão e um sistema de resfriamento variável juntamente contribuem para o impressionante gerenciamento de calor e combustão do motor.
A capacidade de condução geral do ES 300h foi melhorada devido a um sistema de controle computadorizado híbrido mais sofisticado, com melhor capacidade para simular a sensação e a transmissão de potência de um motor a gasolina normal.
Segurança reforçada
Uma característica que não foi alterada no ES é a sua dedicação à segurança. Todas as versões do ES de sétima geração têm o novo Lexus Safety System + 2.0 como equipamento padrão. Sendo já um dos mais sofisticados sistemas de sua espécie, o LSS+ 2.0 adiciona novos recursos para expandir o nível de segurança de todos os passageiros.
Um desses recursos é a detecção diurna de bicicletas, parte do sistema de pré-colisão (PCS). O PCS também foi aperfeiçoado para detectar pedestres à noite, aumentando a sensibilidade e o intervalo dinâmico do radar.
Outro avanço em segurança oferecido no ES é um sistema de farol alto adaptativo (AHS) de dois estágios. Esse sistema não apenas acende e apaga o farol alto automaticamente para o condutor, como sua matriz de iluminação de 24 LEDs individuais é capaz de adaptar o padrão de luz para fornecer iluminação aprimorada.
Fonte: Printer Press