MAN Latin America capacita jovens para primeiro emprego
Ao todo mais de 250 jovens já passaram pelo programa apoiado pela MAN Latin America, junto com as sete empresas parceiras na fabricação dos veículos comerciais MAN e Volkswagen. Dedicado a desenvolver o potencial de alunos de baixa renda e integrá-los como profissionais, o Formare inaugura este ano sua 20ª turma na fábrica da montadora e registra alto índice de sucesso: uma média de mais de 90% de aproveitamento desses jovens após o ano de formação que recebem.
Durante o ano no Formare, os jovens fazem curso de montagem de mecânica de produto. Nesse período, os jovens têm aulas teóricas e práticas de segunda à sexta-feira, ministradas por cerca de 130 colaboradores voluntários. O curso é aprovado e certificado pelo Ministério da Educação (MEC).
A turma mais recente encerra suas atividades no programa agora em março e todos já têm garantia de primeiro emprego, pois vão trabalhar como aprendizes nas empresas que fabricam os caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Com as aulas que recebem e o comprometimento que assumem, também conquistaram bolsa de universidades da região para custear 100% de seus estudos.
Esta, aliás, é uma tendência positiva do Formare na fábrica da MAN Latin America. Os alunos terminam o programa e buscam outras qualificações. Em ritmo crescente, cada vez mais avançam para o ensino superior. A comparação chama atenção: na turma de 2008, apenas 70% seguiram para a faculdade. Este ano, todos os alunos vão seguir esse caminho.
“Valorizamos esta iniciativa, especialmente por proporcionarem uma diversidade que enriquece nosso ambiente de trabalho. Por isso mesmo, criamos internamente um planejamento para elevar o nível de aproveitamento desses jovens em nossos times, prevendo sua trajetória até que concluam a graduação e possam ser contratados como profissionais”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Fonte: MAN Latin America