Dunlop Pneus avança com nova fábrica no Brasil e está de olho na retomada do mercado
Atualmente a Dunlop Pneus é dona de uma fatia correspondente a 13% no mercado de reposição de pneus voltado aos veículos de passeio no Brasil e 5,6% da produção para reposição de caminhões e veículos de carga. A empresa está de olho na retomada da economia do País. Prova disso é que está colocando em prática o plano de expansão da fábrica, situada no Paraná e que hoje produz uma média de 15 mil pneus por dia – para carros de passeio e SUV’s.
“Nossa fábrica é modular. Atualmente estamos trabalhando com quatro módulos, em três turnos diários. Estamos construindo o quinto módulo com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva”, explicou Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da empresa.
A ideia, segundo o executivo da marca, é aumentar a produção diária de pneus para 18 mil a partir de outubro deste ano para, em 2019, implementar uma outra novidade: a produção de pneus para caminhões em território nacional.
“Queremos passar a produzir 500 unidades por dia no Brasil de pneu de carga e, com isso, atender mais da metade de nossas vendas com produção nacional”, revelou Rodrigo.
Novas montadoras na mira
Hoje a Dunlop fornece parte da gama de pneus para montadoras como Volkswagen, Fiat e Toyota. O plano da empresa com o aumento da produção diária e o maior investimento na área de marketing, impulsionado pela campanha publicitária que mostra a alta tecnologia e benefícios do pneu sem emendas, Sun System, é também expandir a oferta aos clientes.
“Hoje atendemos aproximadamente 6% das montadoras como Fiat e Volkswagen no Brasil, além da Toyota na Argentina. A ideia é ampliar os projetos com essas parceiras e trazer mais montadoras para o portfólio, uma vez que a presença em equipamento original endossa a qualidade do nosso produto”, confirmou o executivo.
Pneus sem emenda
Os pneus da Dunlop são produzidos no Brasil com a alta tecnologia Sun System, que permite a produção sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus mais redondos que proporcionam maior conforto, estabilidade e menor consumo de combustível.
Segundo Rodrigo Alonso, a mesma tecnologia será aplicada aos pneus de caminhão que serão produzidos no país a partir do primeiro trimestre de 2019. “Introduziremos a produção sem emenda para pneus de caminhão e isso hoje não existe no mercado brasileiro”, concluiu.
O pacote de ações da Dunlop no País não para por aí, a empresa projeta a expansão do número de lojas espalhadas pelo território brasileiro, das 205 atuais para cerca de 240 até o fim do ano.
Fonte: LVBA Comunicação