ZF desenvolve nova transmissão automática de oito marchas para veículos comerciais leves, médios e semipesados
“A chegada das transmissões automáticas aos segmentos mais leves dos veículos comerciais é uma tendência de utilização global, que a partir da ZF-Powerline chegará com mais força ao Brasil e à América Latina por meio da ZF“, afirma Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul. A ZF-Powerline pode ser aplicada em caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos com motorização de até 1.200 Nm. Em seu projeto, a Engenharia da ZF criou soluções que fazem a transmissão atender as demandas das severas operações urbanas, onde as marchas podem ser alteradas 30 vezes por quilômetro, explica.
Da 8HP, a ZF-PowerLine traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle. “O produto também tem como legado o know-how de produção da transmissão para veículos leves”.
A aplicação da ZF-PowerLine em veículos comerciais surge em um momento essencial para o mercado atual, que demanda mais conforto, robustez, segurança, melhores custos operacionais e menor consumo de combustível. “No mercado sul-americano, as transmissões manuais ainda imperam no segmento que vai dos leves ao semipesados. No entanto, para aplicações essencialmente urbanas e consequentemente mais severas, em que o ‘anda e para’ constante exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissões automáticas com conversor de torque são as mais adequadas e recomendadas”, explica Furtado.
O conversor de torque da ZF-PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico. No segmento dos pesados, a troca de marcha de forma automatizada já está amplamente difundida, pois o tipo de operação não exige tanto do conjunto e neste caso a ligação entre o motor e a transmissão é feita através da embreagem.
Tecnologia à frente da concorrência
Com a ZF-PowerLine, o nível de conforto nas trocas de marcha da transmissão automática 8HP para automóveis foi transferido para as aplicações em veículos comerciais. “Comparada com os sistemas atuais, sua economia de combustível é substancial. Além disso, com a ZF-PowerLine, as trocas de marcha são melhores do que qualquer transmissão automatizada disponível até hoje no segmento de tráfego urbano, sem falar na robustez e na melhora do custo operacional devido ao menor tempo de parada relacionado à manutenção. Os custos operacionais serão reduzidos também pelos maiores intervalos de troca do óleo, condução que evita desgastes e principalmente pelo potencial de reduzir em até 10% o consumo de combustível. Para o frotista, veículo parado é sinônimo de prejuízo”, completa Silvio Furtado.
A ZF-PowerLine poderá ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.
Graças à sua genética automotiva, a ZF-PowerLine definirá novos padrões de qualidade nas trocas de marcha do segmento de veículos comerciais, pois as mudanças serão sempre confortáveis, rápidas e sem interrupção da força de tração. Para chegar a estes resultados, foram realizadas várias simulações e comparações de conceitos que deduziram que oito marchas são ideais para as operações comerciais desta faixa. Com sua ampla relação de marcha, a ZF-PowerLine atenderá amplamente o segmento a que se propõe, sem contar que a transmissão terá peso inferior ao dos produtos disponíveis no mercado. Sem óleo, a novidade da ZF pesará apenas cerca de 150 kg, definindo assim novos padrões em termos de relação potência-peso.