PIRELLI: PREVIEW DA CORRIDA DO MILHÃO 2018 DA STOCK CAR
A Stock Car desembarca entre os dias três e cinco de agosto, na cidade de Goiânia (GO), para a disputa da edição 2018 da sua prova mais famosa: a Corrida do Milhão. Evento mais esperado do ano, a disputa com o prêmio milionário será realizada pela terceira vez no Autódromo Internacional de Goiânia e terá uma grande novidade: o uso do traçado oval.
A confirmação da mudança da pista utilizada fará uma grande diferença para a disputa dos pilotos, equipes e, também, para os pneus. O traçado que passa a ser de altíssima velocidade, com três curvas para a direita e 2.696 metros de extensão, promete exigir de uma forma diferente todos os aspectos da competição, acostumada a autódromos de configuração mista.
Sobre este novo desafio, Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsports da Pirelli para a América Latina, fala: “Chegamos a um momento importante da temporada 2018 da Stock Car com a disputa da Corrida do Milhão. A pista goiana que normalmente já é exigente com os pneus será um desafio extra pela sua configuração oval com longas retas e três curvas para a direita Isso significa que apenas os pneus do lado esquerdo receberão a carga lateral de apoio do carro durante as voltas”.
“O resultado é um cenário de desgaste excessivo, especialmente no traseiro, que ainda é responsável pela tração. Desta forma, a Pirelli irá indicar a troca obrigatória dos pneus, bem como uma calibragem e camber com limites diferenciados e mais conservadores. A cambagem a ser considerada como máxima para o circuito oval será a mesma sempre utilizada em Goiânia. A alteração no empenho do pneu está no tempo de apoio nos pneus do lado externo. Neste caso, o mais importante é que as equipes sigam rigorosamente as pressões que foram recomendadas pela Pirelli. Com a pausa para a Copa, estamos ansiosos pelo retorno da Stock Car em uma mais etapa festiva com bastante equilíbrio, disputa e com muitas ultrapassagens, características que representam bem a categoria”, encerra.
PNEU DISPONÍVEL
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 285/645-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: (4)
Força lateral: (5)
Pneu mais exigido (traseiro esquerdo)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 24 PSI a frio
Calibragem recomendada com cobertor: 27 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 26 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
MANTA TÉRMICA:
Tempo de aquecimento dos pneus P Zero com cobertor térmico:
Mínimo: 1h @ 90°C
Ótimo: 1h30 @ 90°C
Máximo: 2h @ 90°C
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa