METRA COLOCOU EM OPERAÇÃO SUA FROTA VERDE NO DIA MUNDIAL SEM CARRO
A Metra, operadora do Corredor ABD, na Grande São Paulo, colocou em operação no “ Dia Mundial Sem Carro”(22/09), a sua frota verde, composta por mais de 115 ônibus movidos por combustíveis de fontes renováveis, como trólebus, híbridos e 100% elétricos. O objetivo é contribuir para a redução de emissões e colaborar com a mobilidade urbana, incentivando as pessoas a conhecerem um exemplo bem-sucedido de transporte público de passageiros.
Entre os ônibus elétricos, híbridos e trólebus que compõem a frota da Metra, destacam-se três modelos fabricados pela Eletra: o Dual-Bus híbrido e elétrico puro de 13,2m de comprimento; o e-Bus, 100% elétrico, articulado de 18m de comprimento, desenvolvido pioneiramente no Brasil, e o Dual-Bus híbrido e trólebus, articulado de 23m de comprimento.
Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra, a utilização do Dual-Bus tem superado as expectativas, sobretudo na redução de emissões e na qualidade de vida da população e dos passageiros. “Um dos principais diferenciais do modelo é a sua flexibilidade, pois no modo híbrido consegue operar reduzindo emissões e em áreas de interesse garante emissão ZERO no modo elétrico, sem necessidade de nenhuma infraestrutura para recarga, já que as baterias são recarregadas na frenagem do veículo”, enfatiza a executiva.
O Dual-Bus Eletra é considerado a melhor proposta tecnológica para o transporte urbano por poder circular em diferentes configurações, como híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro. Configurado para circular no Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra Transportes, possui 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros. O veículo é movido por um avançado conjunto de baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre a carroceria. Na versão elétrico puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa, macia e potente, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera.
O e-Bus Eletra é elétrico puro de 18m de comprimento, com sistema de ar-condicionado e piso baixo. Tracionado por um motor elétrico, cuja única fonte de energia é o banco de baterias instalado no veículo, pode operar em qualquer sistema viário. É o mesmo sistema de tração de um trólebus comum, porém sem a necessidade de rede aérea externa. Esse modelo integra o conceito mais moderno dos veículos elétricos, pois as baterias recebem recargas de oportunidade nos intervalos de operação. As recargas de oportunidade otimizam o investimento no sistema, já que aumenta a autonomia e diminui o tamanho do banco de baterias.
O ônibus Eletra Dual-Bus híbrido e trólebus, articulado de 23m de comprimento, está em operação há dois anos faz a linha metropolitana entre o município de Diadema, no ABC, e a região da Berrini, na zona Sul da Capital Paulista. Tem capacidade de transportar 153 passageiros e chassi articulado de quatro eixos, com um motor elétrico e um gerador, formado por um motor veicular movido a diesel de cilindrada reduzida de 12 para 7 litros.
Na versão trólebus, a novidade é o sistema pneumático de recolhimento das alavancas coletoras de energia. Nos trólebus comuns, as hastes no teto que se ligam à rede aérea de energia são recolhidas manualmente. No Dual-Bus elas podem ser acionadas diretamente pelo motorista no painel. O ônibus, assim, se desconecta da rede aérea e passa a mover-se por suas próprias baterias sem interromper a viagem.
Fonte: SECCO – Consultoria de Comunicação