AUDI Sedã top de linha – nova geração do A8
Um dos sedãs mais luxuosos do mundo, o novo Audi A8 fará sua primeira aparição em território brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Em sua quarta geração, o sofisticado modelo se torna novamente uma referência em tecnologia ao trazer uma nova linguagem de design, um inovador conceito operacional interativo e uma tração integral elétrica. O A8 também é o primeiro automóvel de produção em série no mundo com condução autônoma nível 3.
Ambiente luxuoso: o interior
Liberdade é a característica que define o design, que traz uma nova perspectiva luxuosa. O A8 tem ambiente suntuoso e espaçoso. Comparado ao modelo anterior, o carro ganhou comprimento em ambas as versões de carroceria. Também traz uma abrangente variedade de equipamentos e materiais, com detalhes personalizados – das perfurações nos estofamentos dos assentos às persianas abertas e fechadas eletricamente nas saídas de ar.
O toque de maior classe do novo modelo está na parte traseira direita – o assento para relaxamento opcional no A8 L vem com quatro opções de ajuste diferentes e um apoio para os pés. Nesse assento, o passageiro poderá se aquecer e massagear as solas dos pés. Os novos e confortáveis apoios de cabeça completam a experiência. Os passageiros do banco de trás também poderão controlar uma ampla variedade de funções, como iluminação ambiente, as novas luzes de leitura HD Matrix e massagem no assento, além de fazer telefonemas por meio de uma unidade operacional separada. O controle remoto do banco traseiro, com sua tela OLED do tamanho de um smartphone, é removível e fica localizado no apoio de braço central.
Resposta na ponta dos dedos: os controles
O interior adota um design minimalista; a arquitetura interna é clara e com uma orientação ligeiramente horizontal. A Audi traz seus altos padrões de qualidade para a era digital com um conceito operacional radicalmente novo. O painel de instrumentos agora está praticamente livre de botões e chaves de ajuste. Na sua área central há uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas que, quando desligada, funde-se quase invisivelmente ao entorno negro de alto brilho, graças ao seu visual escuro.
Nova dimensão: a suspensão
Com um completo pacote de inovações, a suspensão explora os limites do que é fisicamente possível. Uma delas é a condução dinâmica de todas as rodas, que combina condução direta e condução esportiva com uma robusta estabilidade. A razão de direção das rodas frontais varia em função da velocidade; as rodas traseiras são giradas na direção ou no sentido contrário da condução dependendo da faixa de velocidade. O manuseio do carro se torna ainda mais dinâmico e preciso com o diferencial esportivo. Ele distribui ativamente o torque de tração entre as rodas traseiras, complementando a tração permanente nas 4 rodas quattro, que agora é padrão no novo A8.
A segunda nova tecnologia é a suspensão totalmente ativa Audi AI. Dependendo da vontade do motorista e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos. Esta flexibilidade confere ampla liberdade às características da condução – variando do conforto de um percurso suave em um sedã clássico luxuoso ao dinamismo de um carro esportivo. Em combinação com os sensores de 360°, o carro será elevado à velocidade da luz se houver uma iminente colisão lateral, reduzindo as potenciais consequências de um acidente para todos os ocupantes.
Essa suspensão altamente inovadora obtém a energia de que necessita de um sistema elétrico de 48 volts. A Audi agora o instala pela primeira vez como o sistema elétrico primário em todas as versões do modelo. Juntamente com a avançada suspensão pneumática do A8, o inovador conceito de suspensão proporciona uma experiência de condução radicalmente nova.
Híbrido leve: as motorizações
O novo A8 traz dois motores turbo V6 totalmente reformulados: um 3.0 TDI e um 3.0 TFSI. O motor a diesel desenvolve 286 cv, e a versão a gasolina, 340 cv. Duas versões de oito cilindros – um 4.0 TDI com 435 cv e um 4.0 TFSI com 460 cv – virão logo a seguir. A versão com o exclusivo motor de ponta é o 6.0 W12.
Os motores operam juntamente com um dispositivo de arranque com alternador de correia (BAS), que é o centro nervoso do sistema elétrico de 48 volts. Essa tecnologia híbrida leve (MHEV, veículo elétrico híbrido leve) permite que o carro fique parado com o motor desligado e seja suavemente reiniciado. Ele também possui uma função estendida de arranque/parada e uma saída de recuperação de energia de até 12 kW. O efeito combinado dessas medidas é reduzir ainda mais o consumo de combustível dos motores já bastante eficientes – em até 0,7 litros por 100 quilômetros rodados sob condições reais de condução.
Fonte: AUDI Brasil