RENAULT EXPÕE CARROS 100% ELÉTRICOS, PROJETOS COM VEÍCULOS ZERO EMISSÃO E STARTUPS EM ESTANDE NA ÁREA DE NEW MOBILITY
Além do estande localizado no pavilhão principal do Salão do Automóvel de São Paulo, a Renault é a única fabricante com estande na área de New Mobility, novidade desta edição do evento aberta ao público nesta quarta-feira (07). No local, a marca expõe três veículos de sua gama zero emissão utilizados por clientes no Brasil: Zoe, Twizy e Kangoo, além da Platform Open Mind (POM) – plataforma automotiva de código aberto para o Twizy. A Renault também possibilita que o visitante experimente a mobilidade zero emissão, com duas unidades do Twizy e duas do Zoe disponíveis para test-drive.
“A Renault detém mais de 50% de mercado de veículos 100% elétricos no país. Somos protagonistas nesse segmento e vamos manter nossa posição com o início das vendas do Renault Zoe para o cliente final, conforme anunciamos ontem”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.
Por meio de projetos de sustentabilidade desenvolvidos por clientes, os carros 100% elétricos da Renault estão presentes em várias cidades do país como Curitiba, São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Salvador e até mesmo em Fernando de Noronha.
O visitante do estande pode encontrar ainda informações sobre projetos de sustentabilidade de empresas envolvendo veículos elétricos Renault no Brasil.
Startups
A Renault também traz para o estande New Mobility algumas das startups aceleradas nas últimas edições do programa Renault Experience. A iniciativa, promovida pelo Instituto Renault, foi criada em 2008 e já alcançou mais de 40 mil estudantes universitários. Em 2016, o programa foi reformulado para o atual formato, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups.
Saiba mais sobre as startups presentes no estande da Renault:
Senscar: Desenvolvido por estudantes da Uninter (PR), é um dispositivo que capta o álcool automaticamente por meio da respiração do motorista, desliga o veículo e informa outra pessoa por um aplicativo.
iDeliver: Sistema de delivery compartilhado, que conecta quem deseja entregar uma mercadoria a quem esteja disponível para fazê-lo. Desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Arquimedes: Criado por alunos da USP, é um aplicativo que usa a gamificação para aumentar a concentração do motorista no trânsito e evitar acidentes.
SmartSecurity: Permite a notificação e suporte a ocorrências, como batidas, arrombamentos e movimento no interior do veículo, via smartphone ou dispositivos conectados à internet. Foi desenvolvido por estudantes da Universidade Federal da Bahia.
A edição 2018 do Renault Experience trouxe ainda mais novidades. Entre elas, a categoria Desafio Twizy, que tem como base a POM – sigla para Platform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade. A plataforma está disponível para que os participantes do Renault Experience copiem e modifiquem o hardware existente permitindo a criação de um veículo elétrico totalmente personalizado.
Também estarão presentes no estande da Renault em New Mobility a Segula Technologies, parceira global da Plaform Open Mind; e a HotMilk, uma das maiores aceleradoras de startups do Paraná e parceira do Renault Experience.
Fonte: RENAULT Brasil