ZF apresenta estratégias para ativação de airbag pré-colisão e prevê segurança cada vez mais integrada
O futuro da mobilidade apresenta novos desafios para a segurança dos ocupantes, combinando tecnologias de segurança ativa e passiva para, por exemplo, acionar airbags imediatamente antes de um acidente. A proteção de passageiros em veículos autônomos com novas configurações de assentos é outra área que traz modificações para os sistemas de retenção. Ao mesmo tempo, os sistemas de segurança passiva tradicionais estão sendo projetados para ajudar a melhorar o peso, o espaço de instalação e o desempenho de proteção.
“A segurança dos ocupantes é primordial no desenvolvimento de novos veículos para a condução automatizada e autônoma,” disse o Dr. Michael Büchsner, Head da Divisão de Sistemas de Segurança Passiva da ZF. “Nosso conceito do airbag lateral externo pré-colisão é um ótimo exemplo de como a ZF quer atingir sua Vision Zero, um mundo sem acidentes e emissões.”
Projetado para ser ativado externamente na parte lateral do veículo, este airbag ajuda a servir como uma zona de proteção adicional em caso de acidente. Testes mostraram que isso pode ajudar a reduzir a gravidade das lesões dos ocupantes em até 40%. A ZF apresentou o estado atual de desenvolvimento deste sistema externo de pré-colisão no simpósio, descrevendo, entre outras coisas, a estratégia de ativação e os requisitos do teste de polo.
Bem protegido também em novas posições de assento
Além da conexão cada vez mais forte das tecnologias de segurança ativa e passiva, a segurança dos ocupantes também deve ser adaptada aos novos lugares dos ocupantes. Um veículo que viaje em modo altamente automatizado idealmente permitiria ao motorista relaxar ou trabalhar. No futuro, será possível reclinar o assento ou girá-lo para outras direções. Para isso, sistemas de retenção como cintos de segurança e airbags devem ser projetados para ajudar a proteger os ocupantes nesses lugares flexíveis e serão cada vez mais integrados ao próprio assento. Os airbags adaptativos de “contorno duplo” foram desenvolvidos para este fim e concebidos para se adaptarem à posição dos ocupantes e ao novo grau de liberdade no habitáculo de passageiro criado pela condução automatizada.
Amortização de impacto central
Para ajudar a reduzir o risco de colisão entre os ocupantes dos bancos dianteiros ou com os componentes estruturais internos durante casos de impacto lateral, o desenvolvimento da ZF de um airbag lateral está bem avançado. Desdobra-se no centro do veículo e foi projetado para ajudar a atender futuros testes regulatórios: “Os novos requisitos de teste do Euro NCAP, programados para serem introduzidos até 2020, estendem os requisitos de segurança dos ocupantes para o lado oposto aos ocupantes em caso de impacto lateral”, destaca Norbert Kagerer, Head de desenvolvimento da Divisão de Sistemas de Segurança Passiva da ZF. “No futuro, o airbag no lado oposto pode ser necessário para receber uma classificação 5 estrelas em segurança de colisão.”
Leve e Flexível
A ZF também está abordando outras megatendências automotivas com o airbag de joelho mais leve da indústria automotiva: “Devido ao seu menor peso, o veículo consome menos combustível e libera menos emissões”, diz Kagerer. “Além disso, o tamanho menor e mais flexível ajuda a atender às novas exigências interiores de futuros veículos elétricos e autônomos.” Apresentando uma carcaça feita em tecido em vez de metal, o novo desenvolvimento da ZF pesa até 30% menos que os airbags de joelho convencionais. A produção em larga escala desta nova solução será iniciada em 2019.
O volante do futuro
Hoje, o airbag do motorista está localizado no volante e ambos são partes integrantes do sistema de segurança do ocupante. Veículos parcialmente ou altamente automatizados terão, no futuro, um volante que evoluirá com novos recursos de design. Além da forma redonda clássica, formas planas e até certo ponto abertas também estarão disponíveis no mercado. Em combinação com novos mecanismos de desdobramento, eles garantirão mais liberdade de movimento para os ocupantes. Displays integrados, por exemplo, aumentarão a interação com os ocupantes e permitirão mais controle dos sistemas internos a partir do volante.
Fonte: MM Editorial