Abrafiltros avalia boas perspectivas para o segmento de filtros em 2019
Novos investimentos estão sendo anunciados em 2019, em sequência aos sinais positivos que já surgiram em 2018. “Novos fabricantes desembarcaram no mercado brasileiro, outras empresas ampliaram plantas e também ocorreram aquisições no mercado”, comenta.
Na opinião de Moura, as empresas que investiram em planejamento visando adequar os investimentos, infraestrutura e operação, devem ampliar os resultados.
“O segmento de filtros automotivos foi impulsionado pelo aftermarket, exportações e pelo mercado de autopeças brasileiro que obteve crescimento expressivo”, afirma Moura, ressaltando que o aumento da frota de veículos usados deve continuar a estimular o setor.
O setor de filtração industrial também manteve a evolução dos anos anteriores. “O mercado de filtros industriais cresce anualmente, pois a demanda é estimulada não só pela necessidade dos fluidos, que devem estar cada vez mais limpos nos processos fabris, mas também pela obrigação de atingir a excelência na água potável”, diz Moura, acrescentando: “Os empresários estão otimistas, apesar de haver ainda uma parcela de incerteza devido às propostas do novo governo”.
Na Abrafiltros, a expectativa também é positiva. Atualmente, as câmaras setoriais de filtros automotivos e industriais seguirão com as novas metas e projetos de trabalho, e como novidade será criada em 2019, a Câmara Setorial de Filtros para Tratamento de Água, Efluentes e Reúso. “O objetivo é estimular o debate, fortalecer ainda mais setor de filtração e ainda possibilitar melhorias para o saneamento básico brasileiro” – explica Moura. Será promovido pela Abrafiltros também em 2019, o 1° Seminário Nacional de Filtros, com o objetivo de aproximar os diferentes segmentos e discutir tendências, inovações e o futuro do mercado de filtros.
Fonte: VERSO Comunicação