RECAPAGEM BANDAG GARANTE “NOVA VIDA” AOS PNEUS DE CARGA
No Brasil, segundo dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), cerca de 60% do transporte de cargas é feito pelo modal rodoviário, que por sua vez é realizado por meio de caminhões e ônibus. Para as empresas de frotas e para o caminhoneiro autônomo, o pneu representa um item importante dentro da estrutura de custos da operação e, portanto, necessita ser bem administrado.
A recapagem permite reaproveitar com total segurança o pneu usado e adicionar a ele uma nova banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo). Se realizado por um revendedor credenciado, este pneu reformado pode rodar tanto quanto ou mais do que um pneu novo e com 1/3 do valor original.
“É importante lembrar que a recapagem auxilia na redução do custo por quilômetro, porém não se pode esquecer de controlar os “Cinco Ladrões de Quilometragem”: alinhamento, balanceamento, emparelhamento e calibragem incorretos e desenhos de bandas inadequados. Cada uma destas características pode, individualmente, reduzir de 20% até 40% a quilometragem do pneu, seja este novo ou recapado”, comenta Osmar Tiburske, gerente industrial da Bandag.
Fonte: máquinacohn&wolfe