McLaren Senna GTR é revelado: a última e mais completa experiência de dirigir nas pistas
A evolução do McLaren Senna GTR Concept 2018, apresentado em Genebra, o atual modelo é mais rápido, leve e potente que a versão de rua, levando o dinamismo do McLaren Senna a novos patamares de desempenho nas pistas fora da Fórmula 1.
O motor V8 de 4.0 litros e dois turbocompressores gera 825 cavalos de potência máxima. Com peso de 1.188 kg, tem relação peso/potência de inacreditáveis 694 cv por tonelada.
As 75 unidades do mais novo e exclusivo modelo da Ultimate Series da McLaren já foram vendidas em poucas semanas e começam a ser entregues a partir de setembro para felizardos proprietários que poderão correr ou apenas se divertir nas pistas.
Serão fabricadas sob encomenda em Woking, no Reino Unido, com preço de £ 1,1 milhão de libras esterlinas mais impostos (equivalente a R$ 5,5 milhões mais impostos).
O modelo cumpre a promessa de oferecer a potência de um hipercarro aliada ao manuseio acessível, com aerodinâmica echassi de um puro-sangue.
O resultado é uma máquina capaz de rodar em circuitos com mais rapidez do que qualquer McLaren fora da Fórmula 1, proporcionando aos seus proprietários, de todos os níveis de habilidades, uma experiência de direção inigualável.
Motorização: McLaren Senna GTR em detalhes
O McLaren Senna GTR é equipado com a versão mais extrema do motor V8 twin-turbo de 4.0 litros da McLaren. A unidade com turbocompressores twin-scroll controlados eletronicamente produz 825 cv com torque de 800Nm. Os 25 cavalos extras sobre o motor foram alcançados pela recalibração do controle do motor e pela remoção do catalisador secundário, para reduzir a contrapressão. A remoção do catalisador também aumenta a experiência auditiva de dirigir o McLaren Senna GTR.
O sistema de escape do Concept, que saía através de canos laterais logo à frente das rodas traseiras, foi substituído por um sistema de saída traseira mais convencional nos carros de produção e com a mesma localização do McLaren Senna. A mudança foi feita por motivos de engenharia: os tubos de saída traseiros fornecem a rota mais curta e rápida para os gases de escape saírem, economizando peso e reduzindo a complexidade.
Com 825 cv e um peso de 1.188kg, a relação peso/potência é 694 cv por tonelada, excedendo confortavelmente não só o McLaren Senna “regular”, mas todos os outros carros da McLaren Automotive.
Três modos de “powertrain” estão disponíveis para o motorista do McLaren Senna GTR: Wet, Track e Race. O novo ajuste Wet, que fornece maior suporte dos sistemas eletrônicos ESP e ABS, é particularmente indicado para uso com pneus molhados. A transmissão, que inclui uma função de “Launch Control” é a mesma caixa de câmbio de marcha lenta reversível (SSG) e 7 velocidades e ré, já aclamada no McLaren Senna.
Fonte:Charles Marzanasco Filho/PMarzanasco Assessoria