Mercedes-Benz: Caminhões Actros estreiam com sua força na Copa Truck 2019
Os caminhões Mercedes-Benz Actros 2646 estreiam na Copa Truck 2019. A primeira etapa será no próximo domingo, 24 de março, no Autódromo Ayrton Senna em Goiânia, Goiás. Juntamente com os pilotos André Marques e Wellington Cirino, a equipe AM Motorsport tem agora o reforço de Débora Rodrigues, que agrega ao time sua experiência e talento nas corridas de caminhão.
“A Copa Truck junta a paixão por caminhões com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas nas pistas”, ressalta Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse ambiente esportivo, o Actros assegura aos pilotos força, alta performance, robustez, resistência e confiabilidade, atributos amplamente reconhecidos pelas estradas do Brasil no transporte de cargas. Este campeonato é uma vitrine muito especial, que atrai um grande público, reforçando ainda mais a imagem da Mercedes-Benz como marca top of mind em caminhões no País”.
Potência de 1.250 cavalos e velocidade máxima de 240 km/h
Os caminhões de corrida passam por uma preparação muito específica para as disputas na pista, com modificações no trem de força, chassi e cabina. Nos veículos da AM Motorsport, por exemplo, o motor eletrônico
Mercedes-Benz alcança a elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm, quase três vezes mais em relação aos 460 cv a 1.900 rpm de fábrica. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm da aplicação no transporte. O Actros alcança velocidade máxima de até 240 km/h na Copa Truck, conforme o circuito.
Os caminhões de competição também passam por diversas alterações na suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando o aproveitamento da força do motor. Isso assegura mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem importante, especialmente nas curvas.
Entre as mudanças destacam-se ainda a menor distância entre o solo e o chassi, rebaixamento do parachoque, suspensão especial e redução da distância entre eixos. A estrutura do para-choque e a carenagem lateral são projetadas para melhorar a aerodinâmica, bem como a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores. Já a segurança é garantida pelos freios a disco nas quatro rodas, com sistema especial de resfriamento a água e ar.
A cabina do caminhão também é totalmente reconfigurada. Ela é menor e recebe banco tipo concha, para competições, e santantonio, barras de proteção que contribuem para a segurança do piloto. Outra mudança na cabina é o painel de instrumentos, que ganha uma configuração específica para provas, com destaque para conta-giros e níveis de água e óleo.
Fonte: MERCEDES-BENZ