IVECO: Alta tecnologia é destaque dos VEÍCULOS DE DEFESA na LAAD 2019
Durante a LAAD 2019, Feira Internacional de Defesa e Segurança que acontece entre os dias 02 e 05 de abril, no Riocentro (RJ), a IVECO VEÍCULOS DE DEFESA, marca da CNH Industrial, mostra ao público do evento produtos que têm a alta tecnologia e confiabilidade como pontos fortes da marca para o segmento de defesa. São eles a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani, a Viatura Blindada Leve Multitarefas LMV (VBMT-LR) e o Veículo Militar Utilitário MUV 4X4.
Humberto Spinetti, diretor da IVECO VEÍCULOS DE DEFESA para a América do Sul, afirma que a LAAD tem papel fundamental para dar visibilidade aos setores de defesa e segurança no Brasil e na América Latina. “A participação na Feira é uma ótima oportunidade para divulgarmos novas tecnologias para um seleto grupo ligado ao segmento.”
A unidade de Veículos de Defesa da IVECO no Brasil está instalada na cidade mineira de Sete Lagoas, a primeira da montadora fora da Europa, e possui a World Class Manufacturing (WCM) – certificação internacional que atesta a excelência nos processos produtivos e na adoção das melhores práticas de trabalho. “Isso significa que seguimos padrões internacionais que visam melhorar a logística, a qualidade, a manutenção e a produtividade da empresa”, completa Spinetti.
A fábrica é responsável pela produção do blindado Guarani, que está substituindo os modelos Urutu e Cascavel, em operação há mais de 40 anos nas Forças Armadas. A marca também foi escolhida para ser a fornecedora da nova Viatura Blindada Multitarefa para o Exército Brasileiro. A montagem do LMV será feita na planta de Sete Lagoas. A inauguração da unidade, em 2013, representou a criação de 350 empregos diretos e 1400 indiretos, além da ativação de uma vasta cadeia de fornecedores nacionais para fabricar o novo veículo.
A IVECO VEÍCULOS DE DEFESA tem origem italiana e mais de 75 anos de tradição no desenvolvimento e fabricação de soluções para as áreas de defesa e proteção civil. Com clientes em mais de 100 países, incluindo os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a marca comercializa uma gama completa de veículos multifuncionais, blindados e para transporte de cargas e tropas.
Sobre o Guarani
Para produzir cada blindado, são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com capacidade para transportar até onze pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta sua localização pelos inimigos), entre outros.
As unidades entregues ao Exército Brasileiro são usadas em missões de pacificação e também em operações de combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças do país. A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.
O blindado conta com o motor Cursor 9 Euro V, da FPT Industrial. O Cursor “militar” foi configurado para entregar 380 cavalos. Especialmente para aplicação no Guarani, o motor recebeu reforços para atender as exigências da aplicação militar. A começar pela blindagem no alternador, responsável por gerenciar as fontes de energia elétrica como a bateria, e no módulo eletrônico de injeção de combustível. Além de estar blindado, o módulo foi montado em uma área mais protegida do veículo. As tampas do cabeçote do motor, originalmente de plástico, foram trocadas por tampas de ferro fundido.
Forte aceleração e respostas rápidas. Essas características marcam o desempenho do motor Cursor 9, e são resultantes das altas pressões de injeção de diesel do sistema eletrônico do motor, que favorecem a pulverização do combustível na câmara de combustão, e, consequentemente possibilitam uma queima mais eficiente. Para se ter uma ideia, a pressão de injeção de um motor a gasolina convencional em um carro popular chegam a três bar, enquanto o motor da FPT Industrial entrega 1.800 bar. Além de potente e forte, o motor tem uma vida útil de 8.000 horas.
Fonte: CNH Industrial