FÓRMULA 1> PREVIEW DO GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO
CARACTERÍSTICAS DA PISTA de BAKU
- Baku é o mais longo e também o circuito de rua mais rápido no calendário da Fórmula 1 graças a longas retas que formam a maior parte da pista de 6.003 metros de extensão
- Baku é conhecida como a ‘cidade dos ventos”– que possui um efeito grande sobre a aerodinâmica dos carros. No passado, houve altas temperaturas na pista, mas clima frio também. É uma corrida difícil de prever.
- As longas retas têm o efeito de esfriar os pneus dianteiros em particular – um pouco como a China – o que pode aumentar o risco de bloqueio da frente.
- No ano passado a corrida foi vencida com uma estratégia de duas paradas, mas isso foi influenciado por duas entradas do carro de segurança. A ativação do veículo, na verdade, aconteceu nas últimas duas das três provas realizadas no Azerbaijão até hoje. Isso significa que as estratégias precisam ser flexíveis.
- Como é sempre o caso em um circuito de rua, a superfície tende a ser ‘verde’ e escorregadia no início das atividades, com a aderência sendo afetada por detalhes da pista como as linhas brancas e outras alterações da superfície. A degradação é geralmente baixa nesta pista lisa.
- Outro fator que afeta os níveis de aderência é o fato de que existem pontos de luz e sombras ao longo do circuito, que está no centro da cidade e rodeado por edifícios altos. Isto significa que a temperatura do asfalto pode variar entre diferentes partes do circuito.
A corrida começa as 9h10min(Brasilia)
Fonte: NECTAR Comunicação