ZF Aftermarket lança programa “Amigo Bom de Venda”
O Amigo Bom de Venda será semelhante ao Amigo Bom de Peça, com um site de conteúdos e destaque para vídeos curtos e práticos, desta vez com dicas exclusivamente criadas para o vendedor de autopeças. Inicialmente, cinco vídeos serão lançados no Amigo Bom de Venda, todos com participação do apresentador Ciro Bottini. Os balconistas e vendedores poderão obter seus certificados com a ZF Aftermarket após realizarem testes on-line na plataforma, assim como os mecânicos fazem atualmente no Amigo Bom de Peça.
A motivação para a criação de mais um programa de treinamento é o de estreitar cada vez mais o relacionamento com todos os elos da cadeia de distribuição de peças da ZF. De acordo com Fernanda Giacon, Gerente de Marketing da ZF Aftermarket América do Sul, atualmente não existe nenhum tipo de treinamento específico para este profissional, que encontra menos suporte e informação do que o mecânico para entender o dinâmico universo automotivo. “Mais uma vez fomos a campo e entendemos o dia a dia deste público, suas dores e quais os assuntos mais relevantes para criar o programa”, explica Fernanda.
“Entendemos que o trabalho do balconista e dos vendedores complementa o trabalho do mecânico e vice-versa e ambas as atividades tem total relação. É importante que ambos os elos dessa cadeia recebam informações corretas sobre questões como tempo de vida útil de produtos, sua durabilidade, manutenção, relação com outras peças do veículo e mais uma infinidade de informações importantes no seu dia a dia. Ele precisa pensar no veículo como um sistema completo e não em peças isoladas”, explica. “Com o Amigo Bom de Venda o balconista deixa de limitar sua busca de informações apenas em catálogos e sites e encontra um canal completo para tirar dúvidas e se qualificar”, avalia Fernanda Giacon.
“Acreditamos que a criação do Amigo Bom de Venda poderá trazer resultados positivos diretamente para os balconistas de varejos e vendedores de distribuidores, que por meio dos treinamentos poderão se transformar em verdadeiros consultores de vendas especializados”. Na opinião de Fernanda Giacon, trata-se de uma iniciativa que atingirá diretamente distribuidores, varejistas e mecânicos, além, é claro, do consumidor final. “Afinal de contas, um vendedor mais bem preparado consegue vender melhor e de forma correta. Com isso, consegue fidelizar seus clientes e até criar fãs”, conclui.
O Amigo Bom de Venda utilizará como plataforma de comunicação o WhatsApp, que provou ser a melhor ferramenta para falar com distribuidores e varejistas de autopeças.
“Temos hoje 30 mil varejos distribuídos no Brasil. Em cinco anos, esperamos atingir 70% deste público por meio do Programa”, prevê Fernanda.
Fonte: MM Editorial