Librelato faz 50 anos e anuncia expansão
Librelato faz 50 anos e anuncia expansão
A Librelato passa pela melhor fase de sua história ao celebrar meio século de atividades no Brasil. A despeito da forte e prolongada crise econômica que gerou queda de até 70% nas vendas de caminhões e implementos entre 2015 e 2017, a empresa sentiu bem menos os impactos negativos da retração, pois desde o início desta década vem investindo em inovações tecnológicas, modernização de suas fábricas e conquista de novos mercados de exportação.
Com produtos mais modernos e oferecendo aos transportadores mais eficiência (maior robustez com menos peso), a Librelato cresceu mais de 100% no ano passado em relação a 2017 e prevê 17% de market share neste ano. No ano passado a empresa comercializou 7.000 implementos rodoviários no Brasil. A expansão da marca em relação aos números totais do segmento também chama a atenção, uma vez que o aumento de vendas do setor de implementos foi de 49,1% em relação a 2017, segundo dados da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Em 2019 a empresa prevê investimentos da ordem de R$ 25 milhões, em desenvolvimento de novos produtos, construção de uma área fabril de 9.000m², com finalização prevista para 2020, ampliação de área administrativa que chegará a um total de 3.150m² até o final de 2019, além de contratação de pessoal. Com a ampliação, a capacidade de produção subirá de 11 mil unidades/ano para 14mil unidades/ano. A empresa iniciará ainda este ano uma nova força-tarefa para aquisição e introdução de tecnologias voltadas a indústria 4.0 nas unidades de produção.
“Há alguns anos, a indústria de implementos como um todo vem se modernizando e especialmente a Librelato deixou de construir equipamentos baseados na força e no peso, para combinar tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas para entregar alta produtividade aos clientes. Tudo isso exige investimentos em modernização e desenvolvimento de produtos, além de expertise no setor”, explica José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. Atualmente a Librelato investe 3% de sua receita operacional em inovação e tecnologia.
Fonte: MM Editorial