BorgWarner fornece turbo de dois estágios para segmento premium
BorgWarner fornece turbo de dois estágios para segmento premium
A história de sucesso do sistema de turbocompressão de dois estágios (R2S®) da BorgWarner agora inclui outro marco na cooperação de longa data com a fabricante premium alemã Mercedes-Benz. A solução exclusiva agora impulsiona a versão mais potente do motor de 4 cilindros a diesel da montadora, o OM 654, com uma potência de 180 kW (241 HP). O design do sistema de turbocompressão da BorgWarner foi especialmente adaptado para atender ao rigoroso padrão atual de emissões Euro 6d TEMP, ao mesmo tempo em que oferece excelente desempenho do motor. Por essa razão, o R2S utiliza uma combinação inteligente de turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) altamente sofisticado para estágios de alta pressão e um turbocompressor com válvula wastegate para estágios de baixa pressão.
“Com suas tecnologias inovadoras, a BorgWarner está apoiando as montadoras no cumprimento dos rígidos padrões de emissões. Desenvolver veículos cada vez mais em linha com os requisitos ambientais faz parte de nossa visão mais ampla de um mundo mais limpo e com maior eficiência energética”, disse Joe Fadool, presidente e gerente-geral da BorgWarner Turbo Systems. “Na BorgWarner, temos orgulho de continuar nossa bem-sucedida cooperação de longa data com a Mercedes-Benz. Nossa tecnologia altamente eficiente de turbocompressão R2S torna possível que um motor a diesel muito mais limpo atinja o melhor desempenho possível.”
O avançado sistema R2S da BorgWarner permite o fornecimento otimizado de ar em todo o mapa do motor, o que resulta no melhor consumo possível de combustível e em baixas emissões, ao fornecer o impulso necessário para uma combustão ideal. O novo sistema de turbocompressãovfaz com que o Mercedes-Benz OM 654, que oferece um deslocamento de pouco menos de 2 litros menor que seu precursor, ainda forneça uma potência de saída 20% maior. O sistema R2S da BorgWarner é o primeiro no mercado para aplicações a diesel com carcaça de turbina fundida em aço, garantindo assim uma alta resistência térmica. A tecnologia avançada também possui atuador eletrônico refrigerado a água, sistema de rolamentos e caixa do compressor combinados em um pacote extremamente compacto. A combinação de um turbocompressor grande e u m pequeno permite um torque mais elevado, especialmente nas faixas de velocidade inferior e superior, bem como excelentes tempos de resposta.
As palhetas-guia em forma de S dentro do turbocompressor VTG de alta pressão da empresa regulam a saída da turbina alterando o ângulo de entrada e a velocidade na entrada da roda da turbina. A seção transversal da turbina se adapta constantemente às condições de operação do motor para reduzir o consumo de combustível e as emissões. À medida que a velocidade do motor aumenta, um bypass desvia gradualmente o fluxo de exaustão para o turbocompressor com wastegate de baixa pressão maior. Dessa forma, a solução da BorgWarner permite uma entrega de energia consistente e eficiência excepcional. Além disso, o sistema R2S da empresa oferece excelentes tempos de resposta e ajuda a reduzir significativamente as emissões.
Fonte: PRINTER Press