Você sabe o que é ADAS e quando é preciso fazer a calibração?
Você sabe o que é ADAS e quando é preciso fazer a calibração?
O ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistema de Assistência ao Condutor é um moderno acessório de segurança nos veículos que proporciona:
Os sensores e câmeras do ADAS geralmente estão localizados no para-brisa ou no capô do veículo e precisam ser calibrados quando o vidro é substituído ou o carro sofre alguma batida e depois de qualquer intervenção que possa afetar o ângulo de direção, como alinhamento ou balanceamento.
Caso a calibração do sistema não seja feita, o funcionamento correto do sistema de segurança é prejudicado, ocasionando acidentes e risco de morte ao condutor e passageiros.
Sem a calibração, os sistemas não são sincronizados, nem alinhados e passam informações erradas ou imprecisas ao condutor, que poderão ocasionar até acidentes. Imagine o risco de ter um assistente de permanência de faixa descalibrado e o carro sair da pista? Ou ainda um sistema de frenagem automática de emergência que não freia quando o veículo da frente para? Esses são alguns exemplos de problemas que podem acontecer no dia a dia do motorista que não está com o sistema funcionando corretamente. Mas, é importante lembrar que o ADAS não substitui a atenção do condutor, que precisa estar sempre concentrado e cuidadoso com o trânsito.
Os sistemas ADAS requerem muita precisão e motorista precisa ficar atento aos sinais do veículo para identificar quando o sistema precisa receber manutenção. Geralmente aparecem sinais como mensagens no painel informando que algum sistema está obstruído ou inativo, código de erro no sistema ou luzes no painel.
Mesmo sendo um assunto de extrema importância, a maior parte dos motoristas desconhece a necessidade de calibração do sistema de segurança do carro. Por isso, a rede de serviços especializados da Pilkington, empresa líder na fabricação de vidros automotivos originais e primeira empresa brasileira apta a oferecer o serviço de calibração do ADAS em carros e caminhões, investirá em uma campanha para divulgação e conscientização da importância desse assunto. “Cerca de 40% do investimento da empresa em 2019 está sendo direcionado para esse projeto, que inclui o treinamento das equipes de atendimento das lojas, novos equipamentos, adequação de todas as lojas e melhorias nos processos“, enfatiza Luciana Alves da Silva, Coordenadora de Marketing, Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Produtos da Pilkington.
Fonte: ALMA Gestão