HYUNDAI: Curiosidades sobre o HB20 de competição(Copa HB20)
Curiosidade sobre a Copa HB20 como detalhes da competição, da preparação esportiva dos carros, dos pilotos e dos patrocinadores já confirmados.
Na competição, os participantes pilotam uma versão do hatch compacto HB20 preparada a partir do modelo R spec de série. O torneio acompanha a iniciativa global da marca que, desde 2012, aposta no automobilismo como plataforma para desenvolvimento dos carros e promoção da linha “N”, divisão de veículos de alta performance.
“A intenção da Hyundai é engajar os apaixonados por automobilismo com essa inédita temporada de corridas monotipo, promovendo o modelo HB20 em todo o Brasil. Para os pilotos, teremos a Copa HB20 como uma das categorias mais acessíveis do cenário nacional, o que será possível devido ao elevado índice de resistência mecânica e estrutural do HB20, garantindo um custo mais baixo por corrida, em comparação com outras competições. A expectativa é termos ‘pegas’ incríveis em todas as etapas, com muita emoção e diversão para todos”, comenta Jan Telecki, gerente geral de Marketing da Hyundai Motor Brasil.
Curiosidade sobre a Copa HB20 como detalhes da competição, da preparação esportiva dos carros, dos pilotos e dos patrocinadores já confirmados.
Quanto custa uma temporada da Copa HB20?
O investimento previsto para a temporada completa da Copa HB20, por veículo inscrito, é de R$ 200 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto apenas “sentar e acelerar”, com base no conceito seat and drive.
O que é oferecido para cada piloto?
O valor de R$ 200 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
Como é a preparação dos carros?
Baseados no HB20 R spec de série, com motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades, os carros que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si e apresentar o desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai. Todos os veículos foram produzidos em um lote único, na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe também única chamada H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.
A configuração recebida vai possibilitar atingir com a “potência máxima de roda” uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h.
Como os carros saem da fábrica?
Todos os carros, baseados na versão R spec de série, saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
O que é acrescentado nos carros pela H-Racing?
A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6 R spec. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
Quantos carros foram preparados no total?
26 carros.
Como será a transmissão das corridas para o público fora dos autódromos?
Haverá transmissão ao vivo pela BandSports da corrida do domingo com resumo da prova do sábado em cada etapa.
Calendário da Copa HB20
14/04, em Campo Grande (MS)
02/06, em Londrina (PR)
14/07, em Curvelo (MG)
18/08, em Santa Cruz do Sul (RS)
06/10, em Tarumã (RS)*
27/10, em Curitiba (PR)*
08/12, em São Paulo (SP)
Uma etapa para completar o calendário será anunciada em breve.
*Sujeito a confirmação.
O que acontece no fim de semana da corrida?
A Copa HB20 compartilha o calendário com a Copa Truck e a Mercedes-Benz Challenge. Para a Copa HB20, a programação começará na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.
Patrocinadores da Copa HB20
A Copa HB20, em sua primeira temporada, conta com dez patrocinadores, agrupados em quatro categorias: Master, Ouro, Prata e Bronze.
Categoria |
Patrocinador |
Master |
Mobil |
Ouro |
Gabardo TransportesHyundai Financiamentos |
Prata |
AutoavaliarHDI Seguros |
Bronze |
Beta FerramentasDealerNetHyundai MobisPirelliWebmotors |
Especificação Técnica do HB20 Motorsport
O HB20 Motorsport é baseado no modelo HB20 R spec de linha, com as seguintes características:
|
HB20 Motorsport |
HB20 R spec de série |
MOTOR |
Gamma 1.6l 16V
|
|
TRANSMISSÃO |
Manual |
Automático |
MOTOR |
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Configuração dos cilindros |
4 em linha |
|
Posição do motor |
Transversal anterior |
|
Bloco e cabeçote do motor |
Alumínio |
|
Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm) |
77,0 X 85,4 |
|
Cilindrada (cm³) |
1.591 |
|
Potência máxima (cv @ RPM) |
160 (E)
|
128 (E) | 122(G)@ 6.000 RPM |
Torque máximo (m.kgf @ RPM) |
17,8 (E)
|
16,5 (E) @ 5.000 RPM16,0 (G) @ 4.500 RPM |
ALIMENTAÇÃO |
||
Comando de válvulas |
DOHC CVVTComando duplo, variável na admissão |
|
Tipo de alimentação |
Eletrônica esportiva –Injeção ProTune PR4 |
Eletrônica multiponto sequencial |
Combustível |
Etanol aditivado |
Flex |
TRANSMISSÃO |
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Tração |
Dianteira |
|
Número de marchas |
6 a frente e 1 a ré |
|
FREIOS |
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Dianteiro |
Disco ventilado |
|
Traseiro |
Tambor |
|
PNEUS E RODAS |
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Pneus |
195/50 R15 |
185/60 R15Pirelli Cinturato P1 ouGoodyear Efficent Grip |
Rodas |
15×6 HB20 R spec |
5.5J X 15 |
Suspensão (dianteira e traseira) |
McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito |
McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) |
DIMENSÕES E CAPACIDADES |
||
Comprimento (mm) |
3.920 |
|
Largura (mm) |
1.680 |
|
Altura (mm) |
1.405 |
1.470 |
Entre eixos (mm) |
2.500 |
|
Altura livre do solo (mm) |
Varia conforme a pista |
165 |
Volume do tanque de combustível (litros) |
50 |
|
PESO |
||
Peso mínimo em ordem de marcha (kg) |
950 |
1.071 |
DESEMPENHO |
||
Velocidade máxima (km/h) |
~ 200 (E) |
190 (E)186 (G) |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) |
<10,2 (E) |
10,6 (E)11,0 (G) |
SEGURANÇA* | ||
Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio
* Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA. |
Não se aplica. | |
TECNOLOGIA | ||
Sistema de telemetria incorporado | Não se aplica. |
10 curiosidades sobre o HB20 Motorsport
O carro tem ABS ativo?
Não, o carro não possui ABS.
- Qual a altura do carro na versão de corrida, uma vez que a altura normal do HB20 de série é 1.470 mm?
Os carros de corrida são rebaixados para a altura, em relação ao solo, de 1.405 mm.
- Por quantas temporadas a Copa HB20 usará esses carros?
Isso ainda não está definido. A Hyundai vai avaliar no decorrer da primeira temporada.
- A taxa de compressão do motor foi alterada? Qual é esse valor?
A taxa de compressão é a mesma, de 12.
Houve alguma mudança em anéis, bronzinas, pistões, bielas e juntas ou outros componentes do motor?
Não foram modificadas as peças originais.
- Houve alteração na especificação do óleo?
Será usado lubrificante de alta qualidade fornecido pela organização da categoria, especificação Mobil 5W/30.
- Os bicos injetores mudaram? O sistema de pré-aquecimento de etanol presente no carro de rua foi mantido?
Os bicos injetores mudaram para modelo Hyundai Motorsport, especial de competição. O sistema de pré-aquecimento foi removido.
- O freio de mão foi mantido?
Sim, o freio de mão foi mantido.
- O que muda na suspensão dos carros de corrida?
A suspensão é básica do HB20 de série, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), porém os amortecedores e as molas são reposicionados e substituídos por versões reforçadas para competição, que são calibradas para cada circuito.
- O que acontece, caso um piloto tenha problema com o carro durante a classificação?
A cada etapa, a H-Racing conta com carros reservas que, após a avaliação da comissão técnica disciplinar, poderão ser disponibilizados para que o maior número de pilotos possa sempre participar dos treinos classificatórios e, por consequência, das corridas.