DICAS: COMO ECONOMIZAR FAZENDO O USO CORRETO DOS PNEUS DE CARGA
COMO ECONOMIZAR FAZENDO O USO CORRETO DOS PNEUS DE CARGA
Os pneus estão entre os cinco primeiros colocados na planilha de custos das transportadoras e motoristas autônomos. Eles representam um alto investimento, dada a grande quantidade que normalmente equipam um veículo de carga (podem variar de 6 a 34 pneus) e são um dos itens mais importantes dos caminhões, pois transferem toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto ao dirigir
Os pneus estão entre os cinco primeiros colocados na planilha de custos das transportadoras e motoristas autônomos. Eles representam um alto investimento, dada a grande quantidade que normalmente equipam um veículo de carga (podem variar de 6 a 34 pneus) e são um dos itens mais importantes dos caminhões, pois transferem toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto ao dirigir.
A Bridgestone ressalta a importância da atenção aos 5 Ladrões de Quilometragem, que quando identificados e evitados podem aumentar a vida útil dos pneus e obter melhor performance dos veículos
1- Alinhamento: é importante verificar periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%.
2- Balanceamento: um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática como dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros. Por consequência, resulta em esforços e fadiga de componentes mecânicos, tais como amortecedores, rolamentos e terminais de direção, gerando aumento do custo de manutenção, além de submeter os pneus a um desgaste irregular localizado devido à diferença de massa. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu. 3- Calibragem: é uma das principais causas da perda prematura do pneu. Em razão da grande quantidade de pneus e da dificuldade de acessar a válvula de ar, alguns profissionais costumam deixar de realizar a verificação da calibragem com a periodicidade necessária, que seria ao menos uma vez por semana, o que contribui para a redução de até 25% na quilometragem, além da perda prematura da carcaça diminuindo o índice de recapabilidade. 4- Desenhos de banda de rodagem: esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade. Por isso, a escolha incorreta deste item pode reduzir a quilometragem em até 40%. 5- Emparelhamento: trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo. Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida (novo com novo, reformado com reformado). O controle inadequado do emparelhamento pode acarretar em redução de até 25% da quilometragem do pneu. Fonte:BRIDGESTONE do Brasil
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