Fras-le apresenta pesquisa no 37th Annual SAE Brake Colloquium & Exhibition
Fras-le apresenta pesquisa no 37th Annual SAE Brake Colloquium & Exhibition
A cultura de investimento em pesquisa e desenvolvimento para soluções de alta tecnologia da Fras-le volta a ser reconhecida em escala internacional. A empresa está no seleto grupo de marcas de classe mundial que apresentarão trabalhos no prestigiado 37th Annual SAE Brake Colloquium & Exhibition. O principal evento de antecipação de tendências do setor de materiais para fricção e controle de movimentos do mundo, cuja edição brasileira, com intensa participação da Divisão Autopeças das Empresas Randon, ocorreu em maio, em Caxias do Sul (RS), será realizado agora em solo norte-americano. De 22 a 25 de setembro, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos.
O trabalho desenvolvido pela Fras-le consiste em Nova estratégia de formulação no desenvolvimento de pastilhas de freios comerciais sem cobre. A apresentação do engenheiro Francisco Jardim, que compôs a equipe de pesquisadores ao lado de Natália Lorandi e Ricardo Lamb, está marcada para a manhã do dia 24. O programa completo e as informações detalhadas do evento podem ser acessados em sae.org/brake.
A necessidade de substituição do cobre das formulações de pastilhas de freio, imposta pela legislação norte-americana nos últimos anos, representa um desafio de desenvolvimento para todo o setor. A Fras-le, que já se antecipara às legislações que preveem a eliminação também do amianto na fabricação dos produtos, buscou solução por meio de seu avançado laboratório e time de pesquisa.
“O cobre desempenha um papel importante no desempenho de frenagem, devido às características térmicas e tribológicas que confere à pastilha de freio. O cobre contribui para gerar um terceiro corpo estável, o que leva a uma renovação controlada da superfície. Ligas metálicas de cobre ainda conferem à pastilha estabilidade de atrito, redução no desgaste e boa recuperação e dissipação de calor, entre outras vantagens. Diante disso, a substituição deste material torna-se uma tarefa extremamente difícil para os engenheiros e fabricantes de fricção”, explica o gerente de Engenharia a Inovação da Fras-le, Alexandre Casaril.
Segundo Alexandre, uma substituição simples do cobre por outros elementos mostrou-se ineficaz, de modo que uma nova estratégia foi adotada para desenvolver uma formulação livre de cobre criando uma nova abordagem sobre a interação de lubrificantes e abrasivos com outros componentes da formulação, visando alcançar o mesmo nível de desempenho das formulações à base de cobre.
“O que vamos mostrar agora é que tivemos sucesso em desenvolver um novo material de atrito de alto desempenho livre de cobre. Os resultados foram verificados por meio de testes laboratoriais em dinamômetro, nas pistas de teste do CTR e avaliações de campo no Brasil e nos EUA. E mostraram que o novo material desenvolvido tem características de fricção estáveis e capacidade de frenagem equivalente à geração anterior com cobre. Além disso, um filme estável e uniforme foi formado na superfície do rotor, levando a um menor desgaste do par de fricção, maximizando a durabilidade das pastilhas e discos, e minimizando o impacto ambiental”, conclui Casaril.
Fonte: fróes, berlato associadas