Grupo Gandini inaugura Centro Tecnológico para ensaios de emissões veiculares
Grupo Gandini inaugura Centro Tecnológico para ensaios de emissões veiculares
O Grupo Gandini inaugurou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, o Gandini Centro Tecnológico. Localizado em Salto (SP), o novo laboratório de emissões veiculares é um dos poucos do Brasil capaz de oferecer pacote completo de homologação de veículos, sejam movidos à gasolina, álcool, flex, Diesel, GNC, híbridos ou elétricos, com tração 4×2 ou 4×4.
Resultado de um investimento na ordem de R$ 25 milhões, o Gandini Centro Tecnológico está pronto para oferecer o processo completo de homologação de veículos para montadoras, importadoras, sistemistas e fornecedores da indústria automotiva. Com localização estratégica, às margens da Rodovia Santos Dumont, em Salto, o GCT possui fácil acesso às cidades de São Paulo, Sorocaba, Campinas e Piracicaba.
Em uma área total de 5.900 m2, sendo 2.400 m2 de área construída, as instalações incluem modernos laboratórios e uma ampla oficina. O GCT também possui estrutura completa para acompanhamento de ensaios, incluindo salas de reunião e áreas independentes para clientes, com estações de trabalho equipadas para garantir confidencialidade e máxima produtividade.
“É com enorme satisfação que estamos inaugurando um dos laboratórios de emissões veiculares mais modernos do país, ampliando a atuação do Grupo Gandini para mais um setor da cadeia automotiva”, destaca o presidente do Grupo, José Luiz Gandini.
Gandini ainda complementa que “em um momento em que os híbridos e elétricos despontam como soluções para a mobilidade urbana sustentável no mundo todo, o GCT é um dos únicos do Brasil equipado com tecnologia de ponta para o processo de homologação de veículos com essas motorizações”.
Tecnologia de ponta – O Gandini Centro Tecnológico possui capacidade técnica – já reconhecida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – para realizar testes de emissões de gases de escapamento (NBR 6601), consumo de combustível (NBR 7024), emissões evaporativas (NBR 11481), análise de aldeídos (NBR 12026), análise de álcool não queimado (NBR 15598), medição de opacidade (NBR 130370) e veículos rodoviários híbridos leves (NBR 16567), entre outros.
Os modernos equipamentos do Gandini Centro Tecnológico incluem o sistema AVL para análise de emissões Otto / Diesel, incluindo contagem de partículas; analisador Hioki integrado para medição de veículos híbridos e elétricos; cromatógrafos Agilent de última geração; câmara limpa para pesagem de material particulado e opacímetro.
Também integra a relação de equipamentos uma moderna câmara SHED VT com volume variável, para medição de emissões evaporativas em veículos leves, permitindo a realização de ensaios de homologação tanto para o Brasil quanto para o Mercosul.
Outro destaque do Gandini Centro Tecnológico é o sistema de dinamômetro de chassis 4×4, composto por 2 rolos com diâmetro de 48 polegadas, equipado com ventilador de vazão variável, sistema de centralização e fixação e sistema de ajuste de distância entre eixos. A tecnologia possibilita a medição e a simulação de torque e potência em ensaios de emissões de poluentes e consumo de combustível de veículos de passageiros e comerciais leves equipados com tração 4×2 e 4×4.
Eficiência energética – Único laboratório independente no Brasil equipado com dinamômetro 4×4, combinado com tecnologia para testar veículos híbridos e elétricos, o Gandini Centro Tecnológico foi anunciado em setembro de 2016, habilitando o Grupo Gandini ao atendimento das normas de eficiência energética do Programa Rota 2030.
Fonte: TEXTO Final