VWCO celebra 23 anos de fábrica como pioneira na mobilidade elétrica no Brasil
VWCO celebra 23 anos de fábrica como pioneira na mobilidade elétrica no Brasil
Em 1º de novembro de 1996, a Volkswagen Caminhões e Ônibus abria oficialmente as portas da unidade industrial de Resende, no Sul Fluminense. Vinte e três anos depois, a marca celebra a produção de quase 1 milhão de veículos no Brasil, a liderança de seus caminhões e ônibus em vários segmentos do mercado e a entrada definitiva na mobilidade zero emissão, com a recém-anunciada criação do e-Consórcio para fabricação de caminhões elétricos.
Os caminhões Volkswagen já eram comercializados no Brasil desde 1981, produzidos na fábrica de veículos de passeio da marca alemã. A decisão de construir uma unidade própria para os caminhões e ônibus se deveu à confiança da Volkswagen no mercado nacional e à boa aceitação dos modelos da VWCO desde o início das vendas.
“Ao longo de 23 anos, nossa fábrica produziu uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar claro: o cliente está sempre em primeiro lugar. É ele a base do desenvolvimento de todo novo produto e dos nossos serviços”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Ao longo dos anos, a fábrica de Resende tornou-se também um polo exportador para países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia, levando os produtos VWCO a cerca de 30 mercados. Inserida no contexto da indústria 4.0, a planta usa das mais modernas tecnologias para fabricar uma linha completa de caminhões e ônibus.
Consórcio Modular, uma inovação
Localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a fábrica de Resende já entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular. Neste sistema de produção, fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos.
As principais vantagens são aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi), Meritor (eixos e suspensão), Remon (conjunto rodas e pneus), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Kroschu (acabamento da cabine).
A próxima etapa é a implementação do e-Consórcio, primeiro modelo de negócio do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada e facilitando o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.
Um novo caminhão ou chassi de ônibus pode sair pronto da linha de montagem a cada três minutos, após percorrer o percurso de produção.
O foco da VWCO é na satisfação do cliente final. Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança, a conformidade com os padrões da marca e acabamento.
Da fábrica, saem projetos de sucesso. O centro mundial de desenvolvimento da marca, localizado em Resende, é o grande idealizador de famílias consagradas no país, como a Constellation e a Delivery. E não faltam motivos para celebrar: além de alcançar o marco produtivo de 230 mil unidades Constellation, os modelos da linha ocupam posição de destaque no mercado nacional e internacional.
Lançada há dois anos, a nova linha Delivery também se diferencia. Com qualidades reconhecidas pelos clientes desde seu lançamento, a linha de caminhões tornou-se rapidamente um sucesso comercial e hoje lidera entre os veículos com até 3,5 toneladas de PBT – com o Express –, além do segmento dos leves, com o 9.170, e dos médios, com o 11.180. Saindo na frente mais uma vez, a marca acaba de lançar o caminhão leve mais vendido do Brasil com tração especial para operação fora de estrada: o Delivery 11.180 4×4.
E seu olhar também se volta ao futuro. A equipe de 600 engenheiros dedicados à marca na fábrica idealizou o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil, o e-Delivery. O modelo já roda pelo país: são mais de 15 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação na cidade de São Paulo. Graças a esse teste, mais de 11 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery deixou de consumir mais 3.300 litros de diesel.
Fonte: VOLKSWAGEN Caminhões e Ônibus